Zona de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Zona de Risco
Acidentes, Desastres, Riscos, Ciência e Tecnologia

[pic][pic]Terça-feira, Outubro 14, 2008


Flashover e Backdraft : Conceitos básicos

Flashover e Backdraft têm sido confundidos há anos. Parte da razão para a confusão é que eles produzem um resultado semelhante, “um grande incêndio” que envolve todo o compartimento ou área. São, entretanto, muito diferentes em como eporque ocorrem.
Os conceitos errôneos também evoluíram em torno destes fenômenos. Entre estas opiniões errôneas são que um flashover ocorrerá dentro de quatro minutos da primeira chama e que um backdraft ocorrerá somente em edifícios hermeticamente fechados. Ambos são conceitos errôneos perigosos. Não há nenhuma fração do tempo para o flashover, e um backdraft pode ocorrer em quase todo espaçofechado, de acordo com as condições adequadas.

Flashover
[pic]Flashover por definição é "a participação repentina de uma área ou compartimento em chamas do piso ao teto causado pelo feedback de radiação térmica”.
O feedback de radiação térmica é a energia do fogo que irradia em volta do espaço (volume e conteúdo) do compartimento, das paredes, do piso, e do teto.

Esta radiação de energia para oespaço (volume e conteúdo) do compartimento elevará todo o volume do compartimento para sua temperatura de ignição. Quando o volume do compartimento inflama-se repentinamente e simultaneamente, isto é o flashover.
Isto significa simplesmente que o flashover é um evento conduzido pela temperatura. Requer que a energia do fogo irradiado em volta do espaço (volume e conteúdo) produza elevação rápidana temperatura e ignição simultânea. O flashover indica que o fogo cresceu para o estágio completamente desenvolvido (figura 1).

[pic]


Foto - O Flashover na parte superior, projetado da fumaça negra – Simulador de Flashover

Um outro conceito importante para compreender é a física do flashover. Diversos fatores afetarão se ou não um compartimento sofrerá um flashover.
O tamanho docompartimento, o conteúdo (combustibilidade dos materiais), o fornecimento de ar, e a isolação do compartimento, tudo combina para determinar o potencial do flashover de um compartimento.

Os compartimentos menores sofrerão flashover mais rapidamente. Um compartimento pequeno aumenta o feedback de radiação térmica mais rapidamente por causa do seu volume. Em compartimentos grandes com tetos elevados,leva mais tempo para aquecer os combustíveis (conteúdo). Quando o calor irradiado viaja longa distância, perde energia. A proximidade dos conteúdos em um compartimento pequeno aumenta a absorção de energia térmica radiada.

Os conteúdos do compartimento afetam o potencial do flashover. Um compartimento carregado com mobília combustível produzirá mais fogo, assim mais calor, mais energiairradiada, e mais potencial de flashover.
O suprimento de ar é também crítico na criação do crescimento do fogo para produzir o flashover. A maioria dos incêndios tem o ar controlado, mas não o combustível. Em média um quarto ou uma sala tem conteúdo suficiente (carga de combustível) para produzir um grande incêndio. O que é necessário é o ar "para ventilar" as chamas. O incêndio com ar controlado estáincluído na discussão do backdraft posteriormente.

Finalmente, a isolação do compartimento afeta como o feedback de radiação térmica será eficiente. A isolação das paredes e dos tetos impede que o calor se escape para outras áreas, aumentando desse modo o potencial do flashover da área.

Estes fatores não são conhecidos pelos bombeiros que avançam em um incêndio. Os sinais de advertência,logo, devem ser compreendidos para fornecer segurança aos membros.
Os sinais de advertência do flashover incluem o calor elevado; isto é do efeito combinado do fogo e do o calor irradiado do compartimento. Este calor será intenso. Para que o flashover ocorra, todo o acumulo de calor do conteúdo do compartimento deve ser elevado par atingir a temperatura de ignição, incluindo os bombeiros na área!...
tracking img