Saber profissional e poder institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SABER PROFISSIONAL E PODER INSTITUCIONAL CAPÍTULOS 1,2,3 E 8 FALEIROS
A luta pelo poder exige informação, dados, análises, propostas, planos, controles, técnicas e experimentos. É importante superar o tecnocratismo e tecnismo.
Cap8: o saber resolver problemas é resultado da correlação de forças dos enfrentamentos e da luta pelo poder.
Parte 1. A instituição: Poder e Saber
Cap.1.Política Social e Serviço Social
Retrospectiva histórica:
-1975. Estruturação do CELATS- corte de orientação nas publicações.
-Relacionamento como forma privilegiada de atuação do SS.
- atuava através de fatores psicossociais inerentes à sua própria personalidade
Essas relações imediatas eram consideradas o próprio fundamento de vida social. O Trabalho de escuta e aconselhamentovalorativo tornou-se característica da ação profissional e servia como legitimação de um processo de exploração.
O questionamento da classe dominada e a exigência de produtividade do capitalismo foi modificando este perfil tornando o assistente social um solucionador de problemas.
A diversidade de problemas levou a uma busca de unificação metodológica da atuação. Essa busca para Faleiros, tirou defoco a questão central: o contexto institucional e de poder da atuação profissional (de duas formas: redução da metodologia a uma série de etapas de conhecimento e a volta de uma atuação antiinstitucional)
- O conceito de libertação permeou os textos de serviço social nos anos 1970 como objetivo central da profissão.
Faleiros salienta a confusão dos assistentes sociais entre objetivosprofissionais e institucionais, que advém da própria realidade institucional em que se situa o SS e da inconsistência teórica da profissão. Falta clarificar o debate sobre os objetos e objetivos da profissão.
2. A redescoberta das mediações.
Para repensar a prática, analisou-se as condições concretas em que se realiza: 1) o SS não é uma profissão liberal, é assalariado, como a população com quemtrabalha;2) subordinação no poder decisório.
Sem ter decisão ao nível global utiliza a manipulação de pequenos recursos para reforçar seu próprio poder pessoal. Essas relações de poder mostram o caráter ideológico da atuação profissional que é uma forma de ocultação e inversão das relações de poder em relações pessoais.
A atuação como solucionador compensava frustrações de não atuar numaperspectiva globalizadora. Esta reflexão a partir do concreto e abstrato foi levado a novos impasses: empreguismo, burocracia e paternalismo começaram a ser questionados mostrando a necessidade de se repensar as mediações da atuação profissional numa perspectiva mais global. Parece que Faleiros mostra um movimento interno da profissão, diferente de netto.
3. As mediações globais no Estadocapitalista
A compreensão do estado (maior empregador) levou a repensar a prática. Por um lado, esta reflexão ficou apenas voltada para a lógica da acumulação, por outro, algumas contribuições importantes sobre a história do SS promovidas pelo CELATS vem mostrando a necessidade de se situar históricamente o processo de acumulação.
As formas desenvolvidas pelo processo de acumulação (22) nas áreasdo chamado social, vêm utilizando 3 formas de intervenção:
1.mercantilização dos serviços sociais (transformação de situações de perda de capacidade de trabalho em fontes de lucro);
2. poupança compulsória que permite o desenvolvimento do capital financeiro;
3. prestação de serviços pelo Estado (socialização de certos custos, eliminando-se a concorrência entre empresários e diminuindo oscustos de produção.
4. A gestão da vida cotidiana
A ideologia distributivista vem desaparecendo dando lugar a contributivista (impostos)
5. Os movimentos sociais e as novas mediações
A intervenção do estado na vida cotidiana sofre relação por parte novas e velhas organizações populares que tentam mediatizar uma ação política para intervir e modificar as condições que se relacionam...
tracking img