Xilema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário

Morfologia Vegetal

Sumario

Introdução ..............................................4
Xilema Primário ......................................5
Xilema Secundário................................. 5
Células do Xilema................................... 6
Transporte no xilema.............................. 7
Pressão radicular.................................... 8
Tensão Coesão........................................9
Conclusão ...............................................10
Referencias .............................................11

Introdução
As plantas em sua estrutura contem o tecido vascular o xilema.
O xilema conduz a água e sais minerais que são absorvidas pela raiz passando por toda a planta até chegar as folhas que por sua vez ocorre o processo defotossíntese e logo após esse processo o floema por sua vez faz a distribuição.
O xilema possui quatro tipos celulares:
Traqueídeos
Elementos de vaso
Fibras lenhosas
Parênquima lenhoso
-------------------------------------------------
Alem disso tem os Mecanismos envolvidos no movimento xilémico com 2 teorias
-------------------------------------------------
Hipótese da Pressão Radicular(Pressão de Raiz)
-------------------------------------------------
Hipótese da Tensão-Coesão - Teoria de Dixon (1895)
A conquista do ambiente terrestre pelas plantas tornou-se possível porque nelas desenvolveu-se um sistema de distribuição interna de água e nutrientes e um sistema de absorção da água do solo e de um sistema de revestimento para evitar a perda excessiva de água.
A distribuiçãode água e nutrientes na planta é feita através do sistema vascular, que é constituído por dois tipos de tecidos relacionados especialmente: o xilema que conduz agia e nutrientes inorgânicos (seiva mineral ou xilemática) e o floema, que conduz os nutrientes orgânicos. Efetivamente, diferenciam-se duas porções diferentes no corpo da planta: uma área fotossintetizante e autotrófica e umasubterrânea, não fotossintetizante e heterotrófica, capaz de sobreviver devido ao suprimento de açúcares pela parte autotrófica.

Xilema Primário e Xilema Secundário
O xilema primário contém os mesmos tipos de células que são básicos do xilema secundário, assim tais como os elementos traqueais (os condutores), as células parenquimáticas e as fibras. A diferença é os tipos celulares do xilema primário ficamapenas organizados no sistema axial, protoxilema e metaxilema.
No desenvolvimento vegetal, surgem dois tipos de xilema primário: O protoxilema que é constituído de células condutoras que são diferenciadas por serem primeiro, que conseguem paredes secundárias lignificadas precocemente, e geralmente apresentam menor diâmetro. E o metaxilema que é constituído de células condutoras que sãodiferenciadas por serem tardias apresenta diâmetro maior, isto porque a deposição de paredes secundaria ocorre mais tarde, assim fazendo com que as células aumentem de tamanho antes mesmo de atingir o estagio de maturidade.
O protoxilema acontece sempre em partes do corpo primário onde ainda não completaram seu alongamento e diferenciação. Então, como a diferenciação do elemento traqueal é precoce e ascélulas parenquimáticas que ficam situadas ao redor podem ou não ter contribuído ao seu alongamento, as células do protoxilema podem sofrer estiramento, devido à força exercida pelo alongamento dessas células.
O metaxilema, geralmente, começa o desenvolvimento em partes da planta que ainda estão se alongando, e só completam o estagio de maturação ou total diferenciação depois que o alongamentoacontecer. Então, estas células são bem menos afetadas pelo alongamento das células ao seu redor. Na maioria das vezes o metaxilema é mais complexo que o protoxilema, e pode conter fibras, além dos elementos traqueais e as células parenquimáticas.
O xilema secundário, assim como o floema secundário, ajuda no crescimento em espessura do corpo do vegetal, seguido da adição das novas células. No...
tracking img