Xilema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Xilema ou lenho e o floema ou líber, são tecidos vasculares das plantas traqueófitas, ou seja, plantas portadoras de vasos que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais:pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.

O transporte de seiva bruta, constituída por água esais minerais, conduzida pelo xilema, é realizado a partir da capacidade de absorção pelas raízes e distribuição para todo o restante da planta com destino essencial às folhas. Suacomposição básica reúne elementos de vasos, elementos traqueais, traqueides, fibras e células parenquimáticas.

Já o transporte de seiva elaborada, constituída por substânciasorgânicas sintetizadas na fotossíntese, tem sua condução pelo floema, partindo das folhas em direção aos demais órgãos, principalmente os de reserva energética (raízes e caule). É formado por:elementos de tubos crivados, células companheiras, fibras esclerides e células parenquimáticas.

Esses vasos condutores, tanto nas raízes quanto nos caules, possuem a seguintedisposição: nas raízes os vasos ocupam a região do cilindro central, e no caule os vasos integram os feixes liberolenhosos, onde em ambos o xilema com posição mais interna e o floemamais externa, são produzidos por diferenciação do câmbio vascular.

No caule, o xilema realiza o crescimento em espessura (crescimento secundário), em razão da inativação do mecanismode transporte de seiva bruta nas camadas centrais, formando o cerne.



De forma geral, nas monocotiledôneas os vasos vasculares estão espalhados difusamente pelo parênquimacaulinar, enquanto nas dicotiledôneas os feixes vasculares possuem disposição organizada circundando a medula.



Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola
tracking img