Xaxa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PUC – Pontifícia Universidade Católica


Trabalho de Blocos Econômicos
“Como solucionar a falta de profissionais com qualificação e fechamento de contratos na área de comércio exterior?”
Prof. Duncan Chaloba
Campinas
2013

PUC – Pontifícia Universidade Católica

Grupo Wales



Trabalho de Blocos Econômicos
“Como solucionar a falta de profissionais com qualificação e fechamento decontratos na área de comércio exterior?”
Prof. Duncan Chaloba

Campinas
2013
ÍNDICE

INTRODUÇÃO 4
1. BLOCOS ECONÔMICOS 4
1.1 CONCEITO 4
1.2 TIPOS 6
1.3 BENEFÍCIOS 6
2. COMÉRCIO EXTERIOR 7
3. EXPANSÃO DE NÍVEL INTERNACIONAL 9
3.1 CONSEQUÊNCIAS 9
4. GLOBALIZAÇÃO 10
4.1 TIPOS 10
4.2. CONSEQUÊNCIAS 11
4.3. GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA 11
5. INTERNCIONALIZAÇÃO DO COMÉRCIO EXTERIOR13
5.1 CONSEQUÊNCIAS 13
5.2 CONCLUSÃO 14
6. LIBERALIZAÇÃO 16
6.1 TIPOS 16
6.2 CONSEQUÊNCIAS 16
6.3 CONCLUSÃO 17
7. MERCADO GLOBAL 18
7.1 CONSEQUENCIAS 18
7.2 CONCLUSÃO 19
8. PROTECIONISMO 20
8.1 EXEMPLOS DE MEDIDAS PROTECIONISTAS 20
8.2 RESPONSAVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DO PROTECIONISMO 21
8.3 CONSEQUENCIAS 21
9. REGIONALISMO 22
9.1 CONSEQUENCIAS 23
10. CONCLUSÃO 24
X.REFERÊNCIA 26

INTRODUÇÃO

O comércio internacional está em constante crescimento. Estudando os elementos, causas, implicações e consequências deste crescimento, podemos verificar que são inúmeros os fatores que caracterizam a complexa estrutura comercial com a qual governos, empresas e entidades reguladoras lidam todos os dias. O comércio mundial está cada vez mais interdependente, e com aascensão de novas potências mundiais e o enfraquecimento de antigas “fortalezas” econômicas na Europa, o cenário se mostra num clima essencialmente volátil. Não seria correto nem prudente indicar qual é o fator determinante para o funcionamento adequado dos processos comerciais, portanto faz-se necessária uma análise apurada e detalhada sobre os aspectos que influenciam e direcionam o comportamento docomércio exterior. Este projeto é fundamentado nos fatores que contribuem ou prejudicam de alguma forma o âmbito do comércio internacional, portanto, trará um panorama completo das características e da situação atual, mas, além disso, enfocará o problema da baixa qualificação do profissional da área de comércio exterior e também nas dificuldades encontradas no momento da efetivação dos contratos,buscando discutir as causas desses problemas e formulando hipóteses que os solucionariam.

1. BLOCOS ECONÔMICOS

1.1 CONCEITO

Bloco Econômico é uma união ou associação de países com interesses mútuos de crescimento econômico e que em alguns casos se estendem à integração social dos países associados. Tem como objetivo principal a visão de que haja uma maior integração desses países e afacilitação no comércio entre eles, que pode beneficia-los a terem um crescimento maior em conjunto.
Os blocos econômicos foram criados para desenvolver o comércio de determinada região. Para isso acontecer, tornam o custo dos produtos menor, eliminando as barreiras alfandegárias criando maior poder de compra dentro do bloco, elevando o nível de vida de seu povo.
Como o mercado passa a serdisputado também por empresas de outros países, membros do bloco, a concorrência cresce fazendo com que haja melhoria da qualidade e redução dos custos.
Os blocos econômicos são criados sob a forma de Zonas livre de Comércio(primeiro estágio) onde os países concordam em eliminar ou reduzir as barreiras alfandegárias apenas para mercadorias produzidas dentro dessa área , porém cada pais terá umapolítica própria para produtos originários fora da zona livre de comércio , e podem evoluir sucessivamente para :
- União Aduaneira(segundo estágio): onde além de eliminar barreiras alfandegárias pás as importações de mercadorias produzidas dentro da área, adota uma política tarifária comum em relação a produtos importados de países de fora da área. Um exemplo é o Mercosul.
- Mercado Comum(terceiro...
tracking img