Www sssdsdsdsdsd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
WHITE PAPER

Guia para RFP de Outsourcing
Serviço (torre) Contrato Apuração Preço Métricas e KPI Nível Serviço (SLA)

O processo de condução de uma cotação de serviços de TI, normalmente denominada RFP (do Inglês Request For Proposal), é um processo complexo e que necessita ser feito com critério e cuidados. Muitas vezes é conduzido de forma comum, obedecendo aos mesmos princípios que a áreade suprimentos adota para outras contratações. Porém, os serviços de TI são mais complexos e muito críticos para o desempenho dos negócios, e por isso, requerem uma RFP diferenciada, mais
Mercado

Critérios Escolha

RFI >> Short - List RFP Escolha Negociação

detalhada e adaptada para atender às características específicas do serviço.

Neste White Paper descrevemos uma forma deorganização da RFP que se ajusta a diversos tamanhos e necessidades específicas dos diversos serviços de TI. Como ilustrado na figura acima, uma RFP de outsourcing deve ter, pelo menos, cinco capítulos ou documentos básicos: 1. Definição do serviço (escopo, perímetro e volume) 2. Minuta de Contrato 3. Forma de apuração do preço 4. Indicadores de desempenho do Serviço (Métricas e KPIs) 5. Acordo de nível deserviço (nível mínimo aceitável de serviço) Há ainda um capítulo de introdução e um padrão para respostas do fornecedor. Descrevemos na próxima página, o que considerar e como ajustar cada um destes documentos.

WHITE PAPER

Guia para RFP de Outsourcing

Introdução – Objetivo da Contratação
Descreva objetivamente as razões que levaram à empresa a iniciar a RFP. Explique o porquê dosserviços serem terceirizados, ou da possível troca do fornecedor atual. Mencione as expectativas quanto à redução de custos, melhoria da qualidade e agilidade, mas seja específico, para dar ao fornecedor condições de entender a situação atual e qual a intenção da contratação.

Escopo – Qual é o Serviço
O escopo do serviço deve conter uma descrição clara das características do serviço, e o que deveentregar. Evite descrições associadas à tecnologia, atendose ao serviço que se manterá ao longo do tempo, já que a tecnologia pode ser alterada muito rapidamente. Dica:
Evite descrições do tipo: Prefira descrições mais resistentes ao tempo: Evite dúvidas do tipo: “serviço de instalação de Windows XP em máquinas Intel” “serviço de instalação de software padrão em máquinas cliente” “... e se trocar XPpor Vista, muda o escopo do serviço?”

Escopo – Perímetro
Normalmente se dividem os serviços por “torres”, as mais comuns são: service desk, suporte de campo, data center, web hosting, gestão de redes (dados e/ou voz), desenvolvimento de aplicativos e manutenção de sistemas. Estas sete torres cobrem 90% dos serviços de TI. Mas pode haver variações, como: implantação de sistemas ERP,Collocation, monitoração da segurança, controle de ativos, testes, site backup e outras. Planejar o “recorte” de “torres” é necessário antes da RFP, quando se define a estratégia de contratação. Dica: Para testar a definição de escopo pergunte-se: “como vou medir a entrega deste serviço?”

WHITE PAPER

Guia para RFP de Outsourcing
Escopo – Volumes e Baseline
Ainda no capítulo de escopo, é fundamentalinformar, com o maior detalhe possível, o inventário que pertence ao perímetro do serviço, e os volumes de serviço atuais, assim como a previsão de crescimento ou redução deste volume nos anos que se seguem, para que o fornecedor possa planejar a estrutura necessária para prestar os serviços, os investimentos futuros, seus custos e o cálculo do preço. Dica: a informação clara e detalhada dosvolumes, em forma de compromisso contratual, reduz as incertezas do fornecedor e permite que ele chegue a preços mais “enxutos” e competitivos.

Minuta de Contrato
Apresente ao fornecedor o modelo de contrato que será aplicado, que deve ter cláusulas de cunho legal e de serviços. No âmbito legal tratam-se assuntos como garantias, padrões legais do cliente, normas, rescisão, etc. No agrupamento...
tracking img