Wsdl 2.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POLITÉCNICA
SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O que mudou do WSDL 2.0

Guilherme Vilela Martins Sousa
Instituto de Ensino Faculdade Politêcnica de Uberlândia

Resumo. O objetivo deste artigo é revelar as grandes mudanças do WSDL na sua versão mais nova, são mostrados vários exemplos que ajudam a comparação da mudança da versão, exemplos da versão 1.0 e a da 2.0. Este artigo é tem comobase a especificação do órgão criador do WSDL a W3C. O artigo trouxe grandes resultados para implementadores que ajudam entendimento do conceito do WSDL.

Abstract. This article reveals the major changes in its version of the WSDL 
younger, are shown several examples that help the comparison of change 
the version, examples of version 1.0 and the 2.0. This article is based on 
specification ofthe body creator of the W3C WSDL. The article has brought great 
results for implementers to help understanding the concept of
WSDL.

Palavras-chave: Web Service, WSDL, XML, SOAP, W3C.

Key-words: Web Service, WSDL, XML, SOAP, W3C.

Devido à falta de padrões que se encontrava em um Web Service (solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes), oWSDL (Web Services Description Language), foi criado para solucionar esse tipo de problema, chegou impondo padrões no formato dos métodos a serem chamados, nos parâmetros a serem passados e que o cliente e o serviço sabem como processar a uma requisição.
O WSDL é uma linguagem baseada em XML que é utilizada para descrever um Web Service. No WSDL estão definidos a URL de acesso, o nome do WebService, a descrição de cada método e como fazer a solicitação via SOAP, GET e POST.
Após o cliente ter acesso a descrição do serviço que deseja utilizar, a implementação do Web Service pode ser feita em qualquer linguagem de programação. Na maioria das vezes são construídas para interagir com a Web.
O criador do WSDL é um órgão chamado W3C, a World Wide Web Consortium (W3C) desenvolve tecnologiasinteroperáveis (especificações, diretrizes, software e ferramentas) para levar a Web para o seu pleno potencial. AW3C is a forum for information, commerce, communication, and collective understanding. W3C é um fórum de informação, comércio, comunicação e entendimento coletivo.
Atualmente a versão mais nova especificada do WSDL é a 2.0. O objetivo deste artigo é falar sobre as diferenças daversão 2.0 frente à 1.1, falando das modificações que a nova versão traz e como as ferramentas Web estão tratando a nova versão.
A escolha do tema tem o objetivo de um estudo mais amplo e centrado na versão do WSDL 2.0.
Estrutura do WSDL
A estrutura geral de um arquivo WSDL 1.1 e 2.0 são semelhantes mais não são iguais.

Figura 01: Estrutura geral WSDL 1.1 e WSDL 2.0

Os arquivos WSDL descrevemos serviços de baixo pra cima, eles contêm três camadas de descrição:
* Camada de interface de um serviço.
* Camada de ligação de um serviço.
* Camada de localização de um serviço.

O WSDL 2.0 foi declarado uma recomendação pela W3C em junho de 2007. Esta segunda versão do WSDL foi criado para tratar de questões problemáticas do WSDL 1.1, das quais muitas tinham sido identificadospela Web Services Interoperability (WS-I) organização.
WSDL 2.0 também é aberta para utilização de outro tipo de sistemas, mas praticamente só é usado XML Schema.
Como vimos na estrutura de WSDL 2.0 “a primeira camada (tipos e interface) é a interface sintática de Web Services, especificando a assinatura do serviço, as outras camadas definem os detalhes técnicos, como a ligação e a localização doserviço” [1]
O elemento raiz XML na versão 2.0 é chamado de <description> em vez de <definitions>, o elemento <service> usa “endpoint” e deixa de usar “port”.
“Namespaces diferentes são usados para identificar WSDL 2.0 e SOAP 1.2.” [1]
Dentro da seção <binding> define-se o protocolo específico (SOAP 1.2, baseado em HTTP, usando HTTP, GET)
O elemento <interface>...
tracking img