Webservice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Services

Em principio, as redes de computadores eram baseadas na comunicação entre cliente e servidor. Mais adiante, com o surgimento da programação orientada a objetos, surgiram novos middlewares, que possuem como função possibilitar que as aplicações possam ser escritas de modo mais independente possível do hardware e do sistema operacional, permitindo assim que um mesmo código deaplicação possa ser carregado e executado em diferentes equipamentos receptores.
Em resumo, o middleware é um software capaz de interpretar os aplicativos e traduzi-los na linguagem do sistema operacional em que ele reside. Exemplos como, CORBA, DCOM e RMI, onde o processamento passou a ser repassado para vários servidores.
Antes do advento dos web services, a integração das aplicações corporativasera muito difícil quando se tratando das diferenças de linguagem de programação e middleware utilizados nas organizações. As chances de dois sistemas corporativos quaisquer utilizarem a mesma linguagem de programação e/ou o mesmo middleware é pequena, pois não existe uma tecnologia melhor ou pior, e sim na maioria das vezes a preferida, ou com maior capacitação técnica das equipes naimplementação. Essa “Guerra de Componentes” traduziu em muitos problemas na hora do esforço de integração, e resultou em uma epidemia de soluções customizadas, integrações off-line e ‘middlemen’.
Através de um conjunto de novos conceitos de interoperabilidade como o XML, o SOAP, o WSDL, e o UDDI, os Web Services vieram facilitar a comunicação entre as aplicações que residem em múltiplas plataformas, usandodiferentes modelos de objetos e baseados em linguagens diferentes. Este diferencial acaba com eventuais problemas que eram gerados antigamente em outras aplicações distribuídas citadas anteriormente.
Web Services se tornou uma tecnologia ideal para comunicação entre sistemas: a comunicação entre os serviços é padronizada, possibilitando a independência de plataforma e de linguagem de programação.Por exemplo, um sistema de desenvolvido em Java e rodando em um servidor Linux pode acessar, com transparência, um serviço feito em .Net rodando em um servidor Microsoft.
Com os web services, qualquer aplicação pode ser integrada se estiverem capacitadas a se comunicarem via internet. A base dos web services é a troca de mensagens em XML através de protocolos web padrão como o http. Esse é ummecanismo muito “leve” de comunicação que qualquer linguagem de programação, middleware, ou plataforma pode realizar, com uma fácil e ótima interoperabilidade. Esses padrões da indústria de software aproveitam a maneira comum como aceitação, tornando de baixíssimo risco a adoção dessa tecnologia pelas corporações. Com web services, você pode integrar dois negócios, departamentos, ou aplicaçõesrapidamente e com baixo custo.
Definição
Há uma definição bastante simples para um Web Services: É uma aplicação que aceita solicitações de outros sistemas através da Internet. Web Services são interfaces acessíveis de rede, para as funcionalidades da aplicação, que utilizam em sua construção tecnologias padrões da Internet.
Através dessas afirmações, observa-se que Web Services são serviços quevisam facilitar o processamento distribuído em sistemas heterogêneos. Estes serviços são baseados em um conjunto de padrões da Internet definidos pelo W3C. O W3C é um consórcio, destinado a desenvolver tecnologias interoperantes, de domínio público, para a World Wide Web.
Simplificando, Web Service é uma maneira de expor funcionalidades para usuários Web através de protocolos padrão. Também podemoscitar como uma aplicação identificada por uma URI (Uniform Resource Identifier), cujas interfaces podem ser descobertas e definidas através de artefatos XML, e que suporta interações diretas com outros softwares utilizando mensagens XML através de protocolos padrão da Internet (W3C).
EXEMPLO
Visando reforçar o conceito, um exemplo interessante de uma aplicação que utiliza alguma dessas...
tracking img