Cargas perigosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO A cada dia em nosso país aumenta a necessidade de produção, transporte e manuseio de uma série de produtos denominados perigosos, os quais são utilizados em processos industriais e na geração de produtos de consumo. Todas as substâncias ou produtos encontram-se associados a um perigo potencial. Perigo é a propriedade de causar danos inerentes a uma substância, a uma instalação ou aum procedimento. Risco é a propriedade de um perigo se materializar, causando um determinado dano. Os produtos perigosos passam a representar perigo no momento em que saem da embalagem apropriada ou o procedimento adotado em relação a ele for inadequado. Enquanto estiverem devidamente acondicionados, nas instalações apropriadas ou sendo submetidos a procedimentos corretos, haverá perigo, mas nãorisco. Dentre os produtos perigosos mais transportados por via rodoviária temos os combustíveis. Isso se deve a transferência de produto a partir das refinarias para as bases de distribuição e destas para abastecimento dos postos de combustíveis, indústrias, usinas termoelétricas dentre outros consumidores finais. Um acidente com combustíveis ocorre todas as vezes que se perde o controle sobre orisco, resultando em extravasamento, causando danos humanos, materiais e ambientais. Devido à natureza perigosa de muitos deles, o Decreto n 96.044, a Portaria 291 do Ministério dos Transportes, a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e a Organização das Nações Unidas - ONU, estabeleceram normas para reduzir os danos prováveis. Se essas normas não forem seguidas, perde-se o controleefetivo sobre o risco e origina-se uma situação de desastre iminente. É importante considerar que as emergências envolvendo combustíveis não são exclusivas à área específica do evento, pois num vazamento ou na simples ruptura de uma embalagem, é possível a contaminação ambiental que acabará afetando o cidadão que reside próximo ou não, ao local do acidente. Um vazamento de combustíveis no meio ambientepode trazer conseqüências trágicas. Um derramamento em um corpo d’água pode causar morte de peixes e impossibilitar o uso desta água para outros fins, como abastecimento, irrigação e pesca. No solo, os combustíveis podem infiltrar e atingir o lençol freático. O escoamento para redes de esgoto e pluviais pode encaminhar os combustíveis para outros locais como, rios, estações de tratamento de águae esgoto além de provocar explosões. No combate ao problema causado por um acidente com veículos que transportam combustíveis é importante definir um plano de ação para situações de vazamento, que diminuam suas conseqüências trágicas.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um plano de ação para ser adotado no transporte rodoviário de combustíveis em casos de emergências ou acidentesque venham a ocasionar o vazamento do produto. As formas e procedimentos do plano de ação foram resultados de uma busca de informações em legislações, normas e procedimentos adotados em empresas especializadas em emergências com produtos perigosos. Alguns procedimentos são básicos e inevitáveis para o atendimento ao acidente, outros são resultados das experiências adquiridas ao longo do tempo porempresas (transportadoras profissionais da área...). As ações abordadas neste trabalho poderão servir de consulta para que tenham interesse na prevenção, preparação e resposta aos acidentes de combustíveis bem como auxiliar a elaboração de um plano de gerenciamento de risco para as transportadoras, órgãos ambientais, corpo de Bombeiros, Polícias e empresas especializadas em emergências com produtosperigosos. O plano de ação irá abordar as conseqüências que um vazamento pode provocar ao atingir corpo d’água, solo, redes de esgotos, redes pluviais e quais as formas de remediar o evento. O plano consistirá em medidas de contenção e remediação.

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral Propor um plano de ação a ser adotado em vazamentos de cargas de combustíveis (álcool, gasolina e óleo diesel) em...
tracking img