Works

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta, o relevo é formado a partir de dois tipos de agentes: internos e externos e encontra-se em permanente evolução, pois osagentes externos trabalham contínua e incessantemente esculturando ou modelando a paisagem terrestre.
No conjunto de agentes temos: o intemperismo, as águas correntes, o vento, as geleiras e a açãodos mares e seres vivos, principalmente o homem.
A ação desse agentes depende do local que ocorrem como nas regiões de elevadas latitudes, o trabalho do gelo é mais importante; nos desertos, otrabalho do vento é o que sobressai; nas regiões equatoriais, o trabalho das águas é fundamental. Pode-se dizer que os agentes externos realizam dois tipos de trabalho: a erosão ou destruição e asedimentação ou acumulação.
- Água: Os rios (erosão fluvial) - A vazão do rio pode sofrer mudanças ao longo do ano. Essas mudanças devem-se tanto as estiagens e as cheias. Quanto maior for o poder erosivo deum rio, maior será sua vazão e a inclinação do seu leito. Em seu curso, os rios escavam leitos, formam vales, destroem e transportam rochas e sedimentos, depositando-os e formando novas feições derelevo, como, por exemplo, as planícies e os deltas.
Marina - As Chuvas (Erosão Pluvial): A água das chuvas pode escorrer sobre a superfície do solo formando as enxurradas, ou infiltrar-se no terreno.Quando o escoamento pluvial acontece é porque a quantidade de chuva caída em uma determinada área é maior que o poder de infiltração, dessa maneira formam-se as enxurradas que irá esculpir os locais poronde passar. A ação das enxurradas vai retirando a camada fértil do solo, tornando-o cada vez mais improdutivo, elas arrancam plantas e fazem desmoronar barrancos. A ação da água que se infiltra nosolo e que corre na superfície pode provocar desmoronamentos, formando grandes buracos conhecidos como voçorocas que são comuns em terrenos arenosos e desmatados.
Mar (Abrasão marinha): As águas...
tracking img