Word

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

← Dados Da Empresa
← Elaboração: Consete – Consultoria em Segurança e Treinamento Empresarial
← Introdução
← Planilhas
← Cronograma de Ação
← Das Responsabilidades / Conclusão / Bibliografia

INTRODUÇÃO

Este programa tem por objetivo disciplinar os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma atornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores.

Portanto, a busca da otimização das condições de trabalho conduzirá a melhoria da produtividade, ao aumento da vida útil dos equipamentos, e a maior satisfação dos funcionários.

A tecnologia utilizada na elaboração deste programa se baseia no predisposto da NormaRegulamentadora NR-9, da Portaria 3.214/1978, redação da SSST nº 25, de 29.12.1994, e demais normas e critérios técnicos definidos pela FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho.

É através desta ferramenta, que buscamos estudar o binômio Homem - Ambiente de Trabalho, reconhecendo, avaliando e controlando os seus riscos, de modo a evitar que possíveisDesvios Operacionais venham a originar danos à saúde do trabalhador.

DESENVOLVIMENTO DO PPRA

a) ANTECIPAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS RISCOS
Respectivamente, antecipação e reconhecimento, consistem em prever os possíveis riscos quando da implantação de novas instalações ou modificação destas e, quando já existentes, identificá-los demonstrando sua localização meio de propagação e possíveis danosque possam causar aos trabalhadores.

b) ESTABELECIMENTO DE PRIORIDADES E METAS DE AVALIAÇÃO E CONTROLE
As prioridades são estabelecidas conforme a intensidade ou concentração dos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho e sua ação fisiológica, levando em consideração os custos de implantação das medidas de controle e complexidade dos projetos.

c) IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS DE CONTROLE EAVALIAÇÃO DE SUA EFICÁCIA

Identificados os riscos, deverão ser implantadas medidas preventivas que neutralizem ou eliminem os riscos, sendo que, posteriormente deve ser avaliada a eficácia das medidas adotadas.

d) MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS
É imprescindível que seja feito um acompanhamento periódico das medidas adotadas, para, além de verificar a eficácia, identificar variaçõesocorridas na empresa.

e) REGISTRO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS
Este registro de dados constituirá o banco de dados do desenvolvimento do PPRA na empresa, compondo um histórico do conjunto de ações integradas implementadas para garantir um ambiente seguro e saudável para os empregados. Todos os dados estarão à disposição dos empregados, seus representantes legais e órgãos fiscalizadorescompetentes. A divulgação do conteúdo do PPRA será feita aos empregados através de critérios por ela estabelecidos

DIRETRIZES DE SEGURANÇA

1 - Os diretores, encarregados e líderes são os principais responsáveis pela prevenção de acidentes do trabalho em seus respectivos setores.

2 - Todo acidente e quase-acidente deverão ser investigados e informados a gerência e a Consete. Aresponsabilidade pela investigação do acidente é do responsável imediato do acidentado.

3 - Todo empregado novato deverá receber treinamento específico

4 - As tarefas de maior risco deverão ser realizadas após a autorização dos líderes e encarregados, devendo ser verificado todas as condições de trabalho e documentações necessárias.

5 - Os encarregados terão o papel de auditores na prevenção deacidentes do trabalho, bem como exigir a utilização dos equipamentos de proteção individual.

6 - Deverá haver prioridade dos Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC sobre os EPI. Caso o equipamento de proteção coletiva seja inviável será fornecido o EPI.

7 - É responsabilidade do empregado usar o EPI indicado para o exercício de suas atividades, responsabilizando-se pela sua guarda e...
tracking img