Wiston curchill

563 palavras 3 páginas
Missões de Emergência:

As missões de emergência (Acção Humanitária) pretendem dar resposta a situações de catástrofe. De origem natural, como é o caso de sismos, tsunamis, furacões, seca extrema, entre muitas outras ou de provocadas pelo homem, nomeadamente as originadas por guerras ou conflitos.

Têm como objectivos gerais, o alívio do sofrimento das vítimas, garantir a sua subsistência, proteger os seus direitos fundamentais, defender a sua dignidade e ainda contribuir para diminuir o processo de desestruturação socioeconómica da comunidade e prepará-la para enfrentar possíveis desastres.

Este tipo de intervenção da AMI consiste numa ajuda imediata e numa intervenção no terreno, que pode durar algumas semanas, meses ou estender-se até 1 ano de intervenção directa. Nesta fase, pretende-se assegurar necessidades básicas e restabelecer as condições que existiam antes da crise.

Os projectos na área da saúde, que incluem assistência médica em campos de deslocados, clínica móvel e ajuda medicamentosa, são elaborados e implementados directamente pela AMI, com o envio de recursos humanos e materiais.

A partir de 2010, com a intervenção de emergência no Haiti, a AMI passou a fazer também gestão de campos de deslocados, em coordenação com as organizações prestadoras dos diversos serviços (água e saneamento, distribuição alimentar, saúde, etc.), assegurando que cada um destes fornece os mesmos com a regularidade necessária e cumprindo todos os critérios e requisitos previstos.

Para a montagem das missões de emergência, que implicam um envolvimento de toda a estrutura da AMI, é fundamental ter capacidade financeira, capacidade logística e organizativa e recursos humanos disponíveis para partir rapidamente para o terreno. São também fundamentais os dispositivos internos de alerta e planos de evacuação para garantir a maior segurança possível às equipas expatriadas.

As equipas que integram estas missões são normalmente constituídas por médicos,

Relacionados