Estudando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXOGRAMA
DEFINIÇÃO E CONCEITO
O fluxograma é uma ferramenta de uso universal e constantemente aplicada nas organizações e seus métodos. Ele representa com racionalidade, lógica, clareza e síntese rotinas ou procedimentos em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas, bem como seus respectivos responsáveis e/ou unidades organizacionais.
Fluxograma é ummétodo gráfico que facilita a análise de dados, informações e sistemas completos, e que possui alto grau de detalhamento, pondo em evidência os inúmeros fatores que intervêm num processo qualquer. (Simcsik, 2001).
Fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos noprocesso. (Oliveira, 1997).
O fluxograma, por meio de símbolos convencionais, representa de forma dinâmica o fluxo ou a seqüência normal de trabalho.
O fluxograma mostra como se faz o trabalho e penetra em problemas cuja solução interessa, diretamente, ao exercício de uma administração racional. Mostrando a circulação de papéis e formulários entre as diversas unidades organizacionais da empresaou entre pessoas, ele é usado para a pesquisa de falhas na distribuição de cargos e funções nas relações funcionais, na delegação de autoridade, na atribuição de responsabilidade e em outros aspectos do funcionamento do processo administrativo.

PARA QUE SERVE O FLUXOGRAMA?

O fluxograma, ou flow-chart, é conhecido com os nomes de carta de fluxo de processo, gráfico de seqüência, gráfico deprocessamento etc.
O fluxograma objetiva, entre outros, os seguintes aspectos principais:

o padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos;
o maior rapidez na descrição dos métodos administrativos;
o facilitar a leitura e o entendimento;
o facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes;
o maior flexibilidade; e
o melhor grau de análise.O fluxograma objetiva evidenciar a sequência de um trabalho, permitindo a visualização dos movimentos ilógicos e a dispersão de recursos materiais e humanos. Constitui o fundamento básico de todo trabalho racionalizado, pois não basta fazer sua divisão, sendo necessário bem dispô-lo no tempo e no espaço.
É o meio pelo qual a organização e métodos conseguem articular as diversas etapas de umarotina depois da imprescindível divisão e distribuição das tarefas.
Por meio de uma completa, ordenada, detalhada e bem disposta, fatores pertinentes ao funcionamento de uma empresa, os fluxogramas auxiliam a descobrir os pontos que, representando falhas de naturezas diversas podem responder pelas deficiências constatadas na execução dos trabalhos. O fluxograma estando pronto abrange grande númerode operações, em um espaço relativamente pequeno.
No estudo da organização empresarial, muito se fala da necessida de simplificar o trabalho; a grande maioria dos autores, todavia, esquecem de apontar os instrumentos capazes de obter a tão desejada eliminação do supérfluo. Pode-se afirmar que a grande maioria fala da necessidade de aumentar a produtividade diminuir os custos; os mais esclarecidoscomplementam dizendo que é necessário eliminar os movimentos inúteis, combinar as tarefas afins, visando encurtar percursos, mas ainda não dizem como alcançar o esperado resultado.
Os fluxogramas procuram mostrar o modo pelo quais as coisas são feitas, não o modo pelo qual o chefe diz aos funcionários que as façam; não a maneira segundo a qual o chefe pensa que são feitas, mas a forma pela qual omanual normas e procedimentos manda que elas sejam feitas. Eles são, portanto, fotografia exata de uma situação real em foco.

VANTAGENS DO FLUXOGRAMA
O fluxograma apresenta uma série de vantagens, que podem ser resumidas em:
Apresentação real do funcionamento de todos os componentes de um método administrativo. Esse aspecto proporciona e facilita a análise da eficiência do sistema;...
tracking img