wimax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A tecnologia WiMAX

O WiMAX Fórum (2010) descreve o WiMAX como um padrão de tecnologia de comunicação que permite o acesso wireless em banda larga com alcance até o usuário final (last mile), eque representa uma alternativa à conectividade via cabo e DSL (Digital Subscriber Line), mais comumente utilizadas nos dias atuais (MIYASHITA, 2010).
O WiMAX tem um funcionamento parecido com oWi-Fi, porém pode atingir um maior alcance, uma maior velocidade e um número de usuários maior. Um sistema WiMAX consiste em duas partes: uma torre e um receptor (BRAIN e GRABIANOWSK, 2010).

Asvantagens do WiMAX

Uma das vantagens do WiMAX é que possui um padrão único, implicando em custo decrescente. Sendo de 20% a 30 % mais barato que as tecnologias de banda larga tradicionais, é projetadopara operar em NLOS (non-line-of-sight) não precisando de linha de visada entre antenas(LOS), ou seja, não sendo necessário que as antenas estejam na linha de visão uma da outra. (BOAS, 2010).Seu alcance atinge até 50 KM em áreas de baixa densidade populacional, já em áreas com alta densidade populacional seu alcance restringe de 8 km a 10 km. Outro fator positivo é a possibilidade de altastaxas de transmissão de dados que podem alcançar, segundo alguns especialistas, até 75 Mbps para download. O WiMAX possui vantagens em relação a rede Wi-Fi por ter maior alcance e maior velocidade.As desvantagens do WiMAX

A segurança deste tipo de rede é questionado por alguns usuários. Muitos deles, ainda possuem certa desconfiança para fazer operações que exigem alta segurança, comocompras online e transações bancárias.
Outro problema encontrado, que pode acontecer durante a transmissão de dados, é o efeito Doppler. Este efeito é um fenômeno físico segundo o qual, dependendoda velocidade relativa entre o emissor e o recepto, a onda pode ter sua frequência alterada. Existem algumas técnicas para reduzir o impacto desde efeito (PASINATO, 2011).
A tendência é de que em...
tracking img