Wilhan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicações dos alcinos na indústria


Os alcinos são importantes intermediários de sínteses em laboratório, além de serem utilizados como matéria-primana produção de diversos compostos de aplicação industrial, entre eles o ácido acético. São preparados em laboratório porque não se encontram livres na natureza.O acetileno ou etino é o representante mais simples da classe, com dois átomos de carbono ligados pela tripla ligação, e o de maior aplicação técnica. Obtidocomercialmente através da hidrólise do carbeto de cálcio ou da oxigenação parcial do metano, é utilizado como combustível para maçaricos de solda e comomatéria-prima de diversos compostos orgânicos e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Ao contrário dos outros alcinos, tem cheiro agradável e é parcialmentesolúvel em água, e é partir dele que se obtêm solúveis não inflamáveis. É usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC ePVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
O PVC é muito conhecido no mercado pela variedade de produtos, como os tubos e conexões tãoessenciais nas construções. O filme de PVC, por exemplo, é usado para armazenar ou para transportar alimentos in natura, crus, processados ou até prontos.
É aqueleusado para embalar carnes, frios, queijos, bolos, doces, frutas e verduras, pratos prontos, sanduíches e mais uma série de coisas.
Já o PVA, é um polímerosintético usado como adesivo para materiais porosos. A cola branca (ou cola escolar) e a "cola amarela" usada para colar madeira são exemplos de aplicações do PVA.
tracking img