Wedrthjk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TEMPLO ROMANO

Os templos romanos, à semelhança dos gregos e etruscos, tinham uma planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Em relação às colunas, os romanos adotaram as ordens dórica, jónica e coríntia acrescentando duas novas ordens: a toscana e a compósita. O estilo toscano era uma espécie deordem dórica sem estrias na fuste . E no estilo compósito, o capitel foi criado a partir da mistura de elementos jónicos e coríntios.
Os romanos costumavam erigir seus templos num plano mais elevado, de modo que a entrada só era alcançada por uma escadaria, construída diante da fachada principal. Esses elementos arquitetônicos, tornavam a fachada principal bem distinta do edifício. Eles nãotinham, portanto, a mesma preocupação dos gregos: fazer os lados do templo semelhantes dois a dois - frente e fundo; laterais.
Assim como fizeram com as moradias, os romanos, que apreciavam os peristilos externos dos templos gregos, procuravam acrescentá-los também ao modelo tradicional de seu templo.
Os edifícios religiosos possuíram, simultaneamente, funções religiosas, políticas e sociais.Assinalavam, pelo seu valor simbólico, os lugares mais importantes das cidades. E cada cidade tinha os seus deuses protetores que exigiam construções com características especiais. Nesta arquitetura destacam-se os santuários, os templos e os altares. 

FIGURA 1 –Dedicado a Hélio, o deus romano do Sol, o templo Garni na Armênia foi construído pelo rei armênio Trdates I, no século 1. A construção foifinanciada com dinheiro provavelmente o rei recebeu do imperador romano Nero, em troca de apoio militar contra o império parta. O Templo de Garni contém 24 colunas jônicas que descansam em um pódio elevado e ao contrário de outros templos greco-romanos, é feito de basalto. Em 1679, um terremoto destruiu completamente o templo romano antigo e que estava em ruínas, até sua reconstrução em 1970.O Panteão

é um edifício encomendado por Marcus Agrippa após sua vitória na Batalha de Actium em 31 a.C. e foi erguido em 27 a.C. Foi dedicado como um templo para os deuses da Roma Antiga. Este prédio incendiou e foi remodelado, e o design do edifício que se vê hoje pode pertencer ao arquiteto de Trajano Apolodoro de Damasco. Foi terminado por Adriano, mas ele não reivindicou sua construção, ereutilizou sobre a nova fachada o texto da inscrição original: M AGRIPPA • • L • F • COS • • TERTIVM FECIT, abreviatura de Marcus Agrippa, Lucii filius, consul tertium fecit (Marcus Agrippa, filho de Lúcio, cônsul pela terceira vez, construiu este edifício). 

O edifício é circular com um pórtico de três fileiras enormes colunas coríntias de granito com um frontão. No interior há uma aberturacircular (óculo) na cúpula de concreto. Quase dois mil anos depois de construída, a cúpula do Panteão é ainda o maior cúpula de concreto do mundo. A altura até o óculo e o diâmetro do círculo interior são iguais, 43,3 metros, de modo que todo o interior caberia exatamente dentro de um cubo perfeito; o interior também poderia abrigar uma esfera de 43,3 metros de diâmetro. É um dos mais bempreservados de todos os edifícios da Roma Antiga. Está em uso contínuo ao longo de toda a sua história. No século VII foi transformado em igreja católica, dedicada a Santa Maria e os Mártires, informalmente conhecida como Santa Maria Rotonda. 

Em 609, o imperador bizantino Focas deu o edifício ao Papa Bonifácio IV, que o converteu em uma igreja. Isso o salvou do abandono e da destruição, mas não daespoliação que sofreu a maioria dos edifícios da Roma Antiga durante o período medieval. Paulo, o Diácono registra a depredação do edifício pelo imperador Constâncio II, que visitou Roma, em julho de 663, removendo bronzes e outros adornos. Todo o revestimento de mármore externo foi removido ao longo dos séculos, a alguns capitéis foram parar no Museu Britânico. Duas colunas foram usadas em...
tracking img