Weber e hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Introdução a Política, sobre Hobbes e Weber.
Inviabilizem
* Com base na distinção hobbesiana das leis e direitos naturais, analise a relação de ambas com a moral política daobediência e a ética individual da felicidade (2 pontos).
Hobbes define que o Direito de natureza é a liberdade que o homem possui de fazer o que quiser utilizar do seu poder, para preservar a sua vida. AsLeis de natureza são as regras estabelecidas racionalmente, para que seja assegurada a preservação da vida humana. Portanto a diferença entre uma e outra é que o Direito é a possibilidade das ações,enquanto as Leis determinam obrigações prescritas.
A relação dessas Leis e do Direito é no sentido de que o bem maior, que é a vida humana, deve ser preservada antes de tudo. Assim não há apossibilidade de estabelecer contratos que transgridam esse preceito, tanto no nível de homem para homem, quanto do Estado para homem.
Por isso na moral política da obediência, tem por objeto assegurar ocumprimento das leis que preservam a vida, a paz. O projeto de Hobbes era criar leis que dariam condições intelectuais para que a paz fosse alcançada e mantida. São 19 leis, as duas primeiras sãomuito importantes pois fundamentam a construção das demais, elas condicionam o homem, as características que tornam possíveis a sociedade a viver em paz.
A primeira lei diz que todo homem quer a paz e abusca de todas as formas, e a segunda lei que todos os homens estabeleçam um contrato em que resignam do seu direito a todas as coisas, em função de ser necessário para viver em paz; isto é, ainstituição de um Estado, que tenha como o objetivo principal de ser, assegurar a liberdade dessas pessoas.
Esse conjunto de Leis pode ser exprimido de forma resumida sobre a frase “Não faças aos outroso que não gostarias que fizessem a ti”.
Contudo não basta ao homem apenas viver, ele procura também viver feliz, ter uma vida prazerosa.
No campo individual, a felicidade se encontra na forma de...
tracking img