O que você entende por Estado Leviatã a parti da leitura de Thomas Robson?

2235 palavras 9 páginas
TRABALHO DE VERIFICAÇÃO FINAL

1)- O que você entende por Estado Leviatã a parti da leitura de Thomas Robson?
O que eu entendo e que o papel do Estado como fundamento sustentáculo na formação da sociedade civil, serve ate os nossos dias como uma referência importante para se pensar o Estado moderno. Segundo Hobbes, o que daria origem ao Estado, é o fato de os homens quererem sair daquelas condições precárias em que viviam em conseqüência do estado de natureza, fugindo da guerra em busca da paz. Assim, é necessário um poder comum, capaz de defender a comunidade, garantindo-lhes a paz e uma segurança suficiente. É este Estado que Hobbes define de Leviatã, definindo-o como deus mortal, ao qual devemos nossa paz e defesa.

O objetivo do Estado é o bem comum entre todos os indivíduos no qual o poder de seu representante é absoluto, soberano. Com isso percebemos que Hobbes claramente defende o absolutismo, o poder é uno e indivisível. Esse poder pode ser adquirido pela guerra ou pelo acordo entre os indivíduos.

A partir da criação do Estado, a liberdade do indivíduo fica adstrita ao que for permitido pelo soberano. Diz Hobbes, que existem três espécies de governos que ocorrem no Estado, que é a monarquia, aristocracia e democracia.

E vale destacar outro fator importante, pois Hobbes trata de “doenças’ que podem acometer o Estado levando-o à dissolução”. O autor diz que dividir o poder do estado é dissolvê-lo e sendo este dissolvido, não é mais possível a garantia da paz e segurança do indivíduo. Hobbes considera a soberania a alma do Leviatã.

Com isso fica claro sua visão política, sendo conceituado de contratualista defensor do absolutismo. Hobbes possuía uma visão cética e racional, em ralação ao homem e a sua natureza sociável. O pensamento político de Hobbes inovou em relação às demais teoria de pensadores de seu tempo, uma vez que o absolutismo defendido por ele não deriva de um direito

Relacionados

  • cnpj p silva
    150829 palavras | 604 páginas
  • Filosofia, lógica e existência
    192028 palavras | 769 páginas