Web services

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Service-Oriented Architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Frequentemente estes serviços são conectados através de um “barramento de serviços" que disponibiliza interfaces, oucontratos, acessíveis através de Web Services ou outra forma de comunicação entre aplicações. A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços. Web Services são identificados por uma URI (Unique Resource Identifier), e são descritos e definidos usandoXML. Um dos motivos que tornam o Web Services um atrativo é o fato deste modelo ser baseado em tecnologias standards, em particular XML e HTTP. Web Services são usados para disponibilizar serviços interativos na WEB, podendo ser acessados por outras aplicações, além de ser o caminho baseado em padrões preferido para realizar SOA.

2. Pela própria definição de Web Services podem-se percebervárias vantagens que um modelo de desenvolvimento de aplicações baseado em Web Services carrega consigo. Os Web Services possuem a facilidade de transpor/atravessar firewalls, e roteadores e proxies, pelo fato de que para estes a chamada do Web Service é uma simples comunicação HTTP. Para entender melhor: o protocolo HTTP - HyperText Transfer Protocol - é o protocolo mais utilizado na Internet desde1990. A versão 0.9 destinava-se unicamente a transferir dados na Internet (em especial páginas Web escritas em HTML). A versão 1.0 do protocolo (a mais utilizada) permite transferir mensagens com cabeçalhos que descrevem o conteúdo da mensagem utilizando uma codificação de tipo MIMO. O objetivo do protocolo HTTP é permitir uma transferência de arquivos (essencialmente no formato HTML) localizadosgraças a uma URL entre um navegador (o cliente) e um servidor Web.

3. Eles não persistem nenhum estado entre os pedidos do usuário. O Web Service não sabe ou não se importa que um pedido subsequente tenha vindo de um cliente que possa ou não ter feito um pedido anterior, por exemplo. Basicamente, é um “me dê esse pedaço de informação e se esqueça de mim” que põe o ônus no cliente paramanter qualquer estado.

4. O WSDL (Web Services Description Language) é utilizado para definir serviços como uma coleção de endpoints (endereços de rede), ou portas. A definição abstrata de portas e mensagens é separada do uso concreto de instâncias, permitindo o reuso de definições. Uma porta é definida por associação a um endereço de rede com um binding reutilizável, e uma coleção de portasdefinidas como serviço. Mensagens são descrições abstratas dos dados a serem trocados. O SOAP (Simple Object Access Protocol), por sua vez, pode formar a camada base de uma pilha de protocolos de Web Services, fornecendo um framework de mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos. Este protocolo baseado em XML consiste de três partes: um envelope, que define o que está namensagem e como processá-la, um conjunto de regras codificadas para expressar instâncias dos tipos de dados definidos na aplicação e uma convenção para representar chamadas de procedimentos e respostas. Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquermodelo de programação ou outra implementação específica. Já o XML (Extensible Markup Language) gera linguagens de marcação para necessidades especiais. É um dos subtipos da SGML (Standard Generalized Markup Language) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da internet. UDDI é ainda um framework de plataforma...
tracking img