Web Services

Páginas: 23 (5693 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014






Trabalho Sobre Web Services


1º Período de Sistemas de Informação

Sistemas de Informação - Professor Telmo



Richard Thomas Lopes - Mat. 2014220423














Serviços Web

1. Introdução 
A evolução exibida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode ser referenciada como uma das mais marcantes ocorridas em segmentos de oferta de serviçosna história moderna. Um roteiro que parte do computador central, o "mainframe", que há alguns anos suportava através de conexões via terminais, o processamento de dados e que nos leva aos atuais sistemas baseados em Internet que apoiam o trabalho de equipes móveis em escala geográfica mundial, pode ser a orientação para que se analise este inigualável processo.
Numa referência antológica, feitahá cinco anos atrás, Negroponte (1995, p. 113), opinou sobre a necessidade de uma forma de comunicação mais ágil, que explorasse os latentes recursos da tecnologia da informação, hoje atendidos em grande parte pelos serviços tornados disponíveis pelo acesso à rede Internet: 
 
"Nós raciocinamos hoje apenas em termos do que tornaria mais fácil para as pessoas a utilização do computador. Pode serque tenha chegado a hora de perguntar o que tornaria mais fácil para os computadores lidar com seres humanos. Por exemplo: como é possível conversar com pessoas, quando nem sequer se sabe que estão presentes? Você não pode vê-las e nem sabe quantas são. Será que estão sorrindo? Falamos desejosos sobre interações homem-máquina, sistemas dialógicos e, no entanto, estamos dispostos a deixar no escurototal um dos participantes deste diálogo. Está na hora de fazer com que os computadores vejam e ouçam."

Podemos afirmar que a fusão entre os flexíveis serviços tecnológicos hoje existentes são fruto de uma oportuna união entre as necessidades de organizações empresariais e governamentais, envolvidas num sistema de redes de serviços, com a oferta deste ambiente informacional, amplamenteinstalado e em contínuo processo de desenvolvimento.
Segundo Castells (1999, p. 87): 
 
"Uma nova economia surgiu em escala global nas últimas duas décadas. Chamo-a de informacional e global para indicar suas características fundamentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nessa economia (sejam empresas,regiões ou nações) dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes (capital, trabalho, matéria-prima, administração, informação, tecnologia e mercados) estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma redede conexões entre agentes econômicos. É informacional e global porque, sob novas condições históricas, a produtividade é gerada, e a concorrência é feita em uma rede global de integração. E ela surgiu no último quartel do século XX porque a Revolução da Tecnologia da Informação fornece a base material indispensável para esta nova economia."

Ou ainda, em Dertouzos (1997, p. 38), vemos adescrição desta nova infraestrutura, que objetiva o transporte da informação: 
 
"Da mesma forma, o Mercado da Informação se organiza a partir de uma infraestrutura comum, feita de todas as ferramentas e serviços informáticos que permitam a suas múltiplas atividades funcionar com eficiência e praticidade. Essa infraestrutura será distribuída por todos nós, sem que uma única organização a controle oupossua. Vai transmitir dados, voz, texto e imagens de raios X de um caso grave de asma, negociando automaticamente através de provedores de transmissão que ligam - com cabos, linhas telefônicas, satélites ou ondas de rádio - os computadores do posto médico ao laboratório de radiologia e ao consultório do médico."

2. Um caminho tecnológico 
Do gigantesco computador central, o mainframe, oriundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Web Service
  • Web service
  • Web Service
  • Web services
  • Web service
  • Web service
  • Web services
  • Web Services

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!