Web intenert

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O advento da Internet teve sua origem em uma rede, Arpanet, criada e desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no início dos anos 70. Esta rede tinha como objetivo interligar os centros de controle militar e pesquisa, tendo como necessidade ampliar seus mecanismos de defesa, no contexto da Guerra Fria. Desenvolvendo tal tecnologia, esta permitia a comunicação entrediferentes sistemas de computação, o que possibilitou e potencializou o surgimento e a incorporação de diversas outras redes experimentais que surgiram ao passar dos anos (BRANSKI, 2004).
O conceito de Internet pode ser entendido por:

A Internet é um conjunto de inúmeras redes de computadores, conectadas entre si, que permite a comunicação, partilha de informações, programas e equipamentosentre seus usuários. Constitui a infra-estrutura sobre a qual trafegam grande volume de informações e outros serviços.
(BRANSKI, 2004, p. 2)

Observada tal capacidade em diversidade de recursos, atualmente, uma parte significativa do volume de informação do mundo encontra-se disponível nela, e é fornecida através da World Wide Web, comumente chamada Web (BRANSKI, 2004). Um sistema baseado emhipertexto, onde a informação é apresentada através de páginas virtuais, e seus assuntos e mídias podem ser correlacionados e acessados através de palavras ou frases que são pontes entre os conteúdos afins. Essas ligações, por sua vez, como denotam seu nome propriamente dito, são denominadas links, ou seja, ligações (BRANSKI, 2004).
Com o aparecimento e grande poder de ascendência, a Web possuihoje milhares de páginas virtuais que tratam os mais variados assuntos, interesses e notícias, em diversificadas mídias. Porém, devido ao seu crescimento descomunal e descontrolado, os documentos não possuem uma classificação ou até mesmo um padrão para sua organização. Desta forma, surge a necessidade de uma ferramenta capaz de auxiliar os usuários da Internet, em localizar a informação desejada,neste emaranhado volume de páginas disponíveis, sem qualquer estrutura regular para sua classificação (PICKLER, 2007).
Sendo assim, todos os aspectos anteriormente relatados fomentaram a necessidade da criação de mecanismos eficientes de busca para localização da informação desejada pelos usuários, que até então não possuíam métodos capazes de auxiliar no processo de busca. Este trabalho depesquisa visa elucidar as formas e a diversidade de ferramentas existentes de pesquisa que foram construídas ao longo do tempo, explicitando o seu domínio para obtenção do resultado esperado.

Funcionamento dos buscadores
Buscadores, ferramentas de busca ou mecanismos de busca são sistemas criados para atender a demanda de usuários na recuperação de informações disponíveis na Web. Basicamente,estas ferramentas coletam algumas informações sobre conteúdos de sites e efetua seu armazenamento em um banco de dados, e tornando-os estes dados disponíveis para pesquisa, conforme BRANSKY (2004).
Uma vez, consolidado este banco de dados, o acesso à utilização desta pesquisa pelos usuários, é realizada através de uma interface específica criada em páginas Web. Acessando esta interface, o usuárioinforma alguma expressão, palavra ou frase, no campo de busca, em seguida solicita ao buscador que inicie a procura. Este por sua vez, verifica a ocorrência desta expressão nas informações contidas em seu banco de dados, ou seja, a pesquisa não é feita diretamente na internet, mas sim no banco de dados do buscador escolhido.
O resultado da pesquisa retornada pelo buscador são páginas onde estãorelacionados todos os sites que contenham ocorrências de determinada expressão, disponibilizando-as na forma de links de hipertextos, ou seja, uma ponte da página do buscador ao site onde reside “fisicamente” a informação desejada.
Podemos analisar como BRANSKY (2004), que a eficiência de um mecanismo de busca pode ser avaliada na exatidão com que o mesmo apresenta em seus resultados principais...
tracking img