Qustionario de economia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

De

Economia brasileira

FACIG
Alunos: Emmanoel Pedro de Souza
João marcos
Maycon jamerson tabosa
Victor valente de Almeida
1 º Quais os principaisobjetivos do PAEG?
Aumento de investimentos, estabilidade de preço (prioridade),diminuição dos desequilíbrios regionais e déficits do balanço de pagamentos.
2 º quais foram as principais transformações institucionais efetuadas pelo PAEG?
Reformas bancarias e tributarias,maior participação do capital estrangeiro,principalmente americano,diminuição do déficit publico,criação do banco do Brasil eindexação da economia e por fim a criação do SFM(sistema financeiro da economia e o FGTS(fundo de garantia de tempo de serviço).
3 º pode considerar que o PAEG atingiu seus objetivos?
Visando o seu principal objetivo que era a estabilidade de preços, o PAEG conseguiu um grande êxito .pois diminui a taxa de inflação para cerca de 20%a.a. e colocou na ativa o conjunto de transformaçõesinstitucionais,que mais tarde iria acarretar um grande crescimento da economia.
4 º Qual foi o diagnostico inflacionário brasileiro elaborado por Delfin Netto, que assumiu a direção econômica em 1967?
A solução para a continuidade da queda da inflação seria a volta do crescimento econômico, o que era verificada em toda a economia global do período. Para isso, foi necessário que se adotasse uma políticamonetária expansiva e que propusesse um grande aumento do crédito ao setor privado,assim estimulando a produção para o mercado interno e externo.
5º Como evoluíram os indicadores sociais durante o Milagre Econômico?
O intenso crescimento durante o milagre trouxe grandes benefícios para as classes de maior renda, incluindo-se aí a parte da classe média assalariada que fornecia os quadros técnicosnecessários para a economia. A renda concentrou-se ainda mais com diminuição do valor real do salário mínimo. A apropriação da renda pelos 50% mais pobres passou de 17% em 1960 para 15% em 1970, enquanto para os 10% mais ricos, evoluiu de cerca de 40% para cerca de 50% no mesmo período.mesmo assim o crescimento da renda ainda estava desproporcional,e havia uma grande concentração de renda. Oagravamento das condições de saúde da maioria da população, que se deteriorou a ponto de ocorrerem epidemias como a de meningite e no fato de voltarem a crescer as taxas de mortalidade infantil em todo país.
6º Quais eram os limites estruturais do crescimento dependente?
Um dos principais fatores foi o enorme aumento de importação de bens de produção resultante de uma industrialização com enormesdiferenças em os departamentos, tensão inflacionária e o reaparecimento de déficits comerciais. Além disso, o grande aumento da agricultura para a exportação reduziu a produção de alimentos e matérias-primas para consumo interno, gerando pressões adicionais sobre os preços.
7º Que departamentos da economia podem ser considerados responsáveis durante o Milagre Econômico?
Setor de produção de bensde consumo duráveis e setor de bens de capital que foram o carro chefe desse período.
8º Quais os principais objetivos do II PND?
a retirada do atraso o setor de meios de produção e aumentar a produção de alimentos e energia. construir uma estrutura industrial avançada que permitiria superar conjuntamente a crise e o subdesenvolvimento, superar a forte dependência externa do país com relação abens de capital, petróleo, produtos químicos, fertilizantes.
9º Os financiamentos externos tiveram grande importância durante o II PND?
No período, houve intenso debate sobre a reciclagem de divisas auferidas pelos países exportadores de petróleo (petrodólares) e que passaram a apresentar grandes superávits em suas contas externas. Mesmo a proposta de fazer esta reciclagem sobre a supervisão do...
tracking img