Conjuntura economica de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Jorge Amado

Conjuntura Econômica

Salvador – Ba
2012

Disciplina: Conjuntura Econômica


Introdução:
$ - Thomas Malthus (1766-1834)
Malthus foi o primeiro economista a sintetizar uma teoria geral sobre a população. Ao assinalar que o crescimento da população dependia rigidamente da oferta de alimentos, Malthus deu apoio à teoria dos salários de subsistência.Para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia do excesso de alimentos populacional: enquanto a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética. Assim, o potencial da população excederia em muito o potencial da terra na produção de alimentos.
A capacidade de crescimento da população dada pelo instinto de reprodução encontra umconjunto de obstáculo que limitam, por seus efeitos sobre a mortalidade e na natalidade. São as misérias o vício e a contenção moral. Em função disso, Malthus advogou o adiamento de casamentos, a limitação voluntária de nascimentos das famílias pobres, e aceitava as guerras como uma solução para interromper o crescimento populacional.
Malthus não previu o ritmo e o impacto do progresso tecnológico,nem as técnicas de limitações da fertilidade humana que se seguiriam.
A partir da contribuição dos economistas clássicos, a Economia passa a formar um corpo teórico e a desenvolver um instrumento de analise específico para as questões econômicas. Apesar de existirem muitas aplicações normativas do pensamento clássico, seu tema central pertence à ciência positiva, situando-se o interesse primordialna analise abstrata das relações econômicas, com a finalidade de descobrir leis gerais e regularidades do comportamento econômico. Os pressupostos morais e as consequências sociais dessas atividades não são mais relações como anteriores.

Escola Mercantilista
Mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa na Idade Moderna.
§ A partir do século XVI observamos onascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha algum princípios de como formatar o comércio exterior e estourar as riquezas. O acumulo de metais adquiri uma grande importância e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda.Considerava que o governo de um país mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso o mercantilismo colocou estimulando guerras exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
O mercantilismo também envolve um conjunto de praticas e teorias econômicas desenvolvidas ao longo da idade moderna. Nesse contextohistórico, observamos a relevante associação entre os Estados nacionais, que buscavam meios de fortalecer seu poder político e a classe burguesa responsável pelo empreendimento das atividades comerciais. Essas experiências de longo prazo teve grande importância para a acumulação primitiva de capitais.
Essa fase de acumulação de capitais ( dinheiro, máquinas, bens de consumo e construção) seria desuma importância para que o sistema capitalista fosse instituído. A reunião dessas riquezas foi possível por meio de importantes transformação experimentadas no fim da Idade Média, entre outros fatores podemos salientar a distensão das obrigações feudais, a apropriação dos meios de produção artesanal, a ampliação do trabalho assalariados e a formação de um mercado mundial.
O processo decomplexificação da economia foi responsável pela disputa comercial entre as nações que se formavam nesse período. A disputa comercial entre as nações que se formava nesse período, a disputa pelos mercados criou uma situação de grande rivalidade onde cada um dos estados nacionais buscava a incessante ampliação de seus lucros e o fortalecimento de sua economia. Nesse sentido a teoria da balança...
tracking img