Walter benjamin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Walter Benjamin

1. Aura:

• É a absoluta singularidade de um ser (natural ou artístico), o que o torna um exemplar único, num aqui e agora que nãose pode repetir.




2. As obras de arte

• A aura é, no caso da obra de arte, sua autenticidade. A obra de arte é aurática, ou seja, autêntica,quando é: “única, una, irrepetível, duradoura e efêmera, nova e participante de uma tradição, capaz de tornar distante o que está perto e estranho o que parecia familiar porquetransfigura a realidade.”

As obras de arte mais antigas surgiram para fazer parte de um ritual inicialmente mágico e depois religioso: surgiram a fim de sacralizar e divinizaro mundo – tornando-o distante – e, ao mesmo tempo, presentificar os deuses aos homens – tornando o divino próximo. É essa origem religiosa, quando a arte possuía valor de culto, quetransmitiu às obras de arte a qualidade aurática que elas têm, mesmo quando elas deixam de ser parte da religião para se tornarem autônomas e belas-artes, possuindo então valor deexposição. Quando o culto do belo vem para substituir o culto dos deuses, do campo religioso ao estético, a arte conservou a aura. Então, como ela foi perdida nas sociedadescontemporâneas?




3. Reprodutibilidade:

O declínio atual da aura provém da preocupação das massas modernas de fazer as coisas ficarem “mais próximas”, superando ocaráter único de todos os fatos através da sua reprodutibilidade. Só que não é a reprodução em si que faz a arte perder sua aura, mas sim como a reprodução acontece: é a reproduçãotécnica, que permite a existência do objeto artístico em série e que, em certos casos, como na fotografia, no disco e no cinema, torna impossível distinguir entre o original e a cópia.
tracking img