Vulerabilidade na foz do rio niquim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vulnerabilidade e impactos ambientais na foz do rio niquim, em
Barra de Miguel – AL

Pré projeto.

Área: Geomorfologia e Hidrografia

Tema: Impactos ambientais em região de foz

Local: Barra de São Miguel, Alagoas.

Problema: “Quais os pontos vulneráveis aos processos antrópicos e naturais na foz do rio Niquim em Barra de São Miguel – AL?”

Hipóteses: “As áreas de mangue e a foz dorio Niquim, são consideradas os pontos vulneráveis, já que nessas áreas há a prática de desmatamento, problemas de degradação e assoreamento.”

“O desequilíbrio ecológico na foz do rio Niquim é conseqüência da prática de desmatamento para ocupação ilegal e do descarte de dejetos.”

Objetivos gerais: Analisar os pontos vulneráveis aos processos antrópicos e naturais na foz do rio Niquim, emBarra de São Miguel – AL

Objetivos específicos:
- Efetuar coleta de água para análise
- Fazer levantamento fotográfico
- Identificar os impactos(desmatamento, descarte de dejetos, ocupação irregular) provocados pela ação antrópica.


Justificativa

Pretendo realizar esse trabalho, para ajudar a identificar e solucionar problemas ambientais em áreasestuarinas e em áreas de mangue, pois são ecossistemas frágeis e de extrema importância para o meio-ambiente.
Os estudos realizados servirão para identificar os pontos vulneráveis aos processos antrópicos e naturais na região, bem como servir como um instrumento para pesquisadores e de um modo geral, conscientizar os moradores locais e freqüentadores do lugar, na preservação do meio-ambiente,para que possa existir um desenvolvimento sustentável.
Preservando áreas de mangue, estamos contribuindo para o desenvolvimento e a sobrevivência de várias espécies marinhas já que esse ecossistema serve de lugar para reprodução e desova para seres como moluscos e crustáceos entre outros. Na região da foz, é necessário conter os processos de assoreamento que acontece em ritmo cada vez maisacelerado.
Além das preocupações com o desequilíbrio ecológico existente, o trabalho é importante para os habitantes locais que se utilizam do turismo, do comércio e da pesca como fonte de renda e para os proprietários de imóveis da área, já que a especulação imobiliária é muito valorizada, por se tratar de um balneário litorâneo muito visitado e que está cada vez mais crescente.
Portanto, éimportante a realização desse trabalho, já que envolve uma série de fatores e problemáticas que estão diretamente ligados e que podem ser solucionados, pois é necessário que haja equilíbrio entre os processos físicos e naturais, bem como a preocupação com s sustentabilidade.

Revisão de literatura

Com a expansão das cidades há aumento da pressão antrópica sobre os corpos hídricos inseridosnessas, pela ocupação do entorno. Isto ocorre, entre outros fatores, devido aos benefícios que estes corpos oferecem, tais como amenização da temperatura, pesca de subsistência e lazer. Entretanto, o uso desordenado do solo e da água, o despejo de resíduos sólidos e a retirada da mata ciliar são alguns dos fatores que atuam na modificação dos ambientes naturais (GOLDANI & CASSOL, 2008).
Afalta de políticas públicas é um agravante por culminar na falta de planejamento do uso dos recursos hídricos, do solo e das matas ciliares. O processo de degradação da mata ciliar resulta na perda quali-quantitativa da água, biodiversidade (GLOAGEN et al., 2007), controle da erosão, redução dos efeitos de enchentes, filtragem de resíduos químicos e sólidos.
Um método largamente utilizado paramensurar o nível dos impactos antrópicos é o método de protocolos de avaliação rápida. Este é um importante instrumento de diagnóstico de alteração ambiental, por ser de fácil aplicação e pouco dispendiosa, mostrando-se viável e de larga aceitação no meio científico (CALLISTO et al., 2002).
As avaliações revelam que embora haja inquestionáveis modificações ambientais, inclusive o aporte de...
tracking img