Vulcanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vulcanismo
O vulcanismo ocorre em formações geológicas diversas, mas quase sempre em regiões de contato entre as placas rígidas que compõem a litosfera.

Por vulcanismo entendem-se os váriosprocessos e fenômenos associados ao derrame superficial de rocha fundida ou de água quente e vapor, por vulcões ou gêiseres. Acredita-se que o fenômeno tenha sido importante na evolução de planetas comoMercúrio, Vênus e Marte, além de alguns satélites.

Cerca de oitenta por cento dos vulcões terrestres ativos e os fenômenos a eles relacionados ocorrem no ponto em que uma placa tectônica se superpõea uma outra, que é reabsorvida pelo manto num processo denominado subducção. Outra área de vulcanismo se dá ao longo das cristas médio-oceânicas, onde as placas se afastam umas das outras. O magmaascende e cria um novo assoalho oceânico ao longo das bordas das placas. Essa atividade vulcânica ocorre sob a água, mas em alguns lugares as cristas se elevam até a superfície e dão origem aovulcanismo subaéreo, cujos exemplos mais conhecidos estão na Islândia. Alguns vulcões ocorrem em pontos distantes das bordas das placas, como nas ilhas vulcânicas do Havaí, situadas no interior da placa doPacífico.

Fenômeno relacionado ao vulcanismo é o plutonismo. A ação vulcânica corresponde ao extravasamento do magma, ou seja, da rocha fundida, para a superfície da Terra, e a ação plutônica ocorreabaixo da superfície. O termo plúton designa qualquer corpo extrusivo de rocha magmática, ou seja, formado por resfriamento de magma.
O vulcanismo ocorre em formações geológicas diversas, mas quasesempre em regiões de contato entre as placas rígidas que compõem a litosfera.

Por vulcanismo entendem-se os vários processos e fenômenos associados ao derrame superficial de rocha fundida ou de águaquente e vapor, por vulcões ou gêiseres. Acredita-se que o fenômeno tenha sido importante na evolução de planetas como Mercúrio, Vênus e Marte, além de alguns satélites.

Cerca de oitenta por...
tracking img