Vulcanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vulcanismo

Chaminé: É a conduta pela qual os vapores e magma passam logo que fluem do foco ou da câmara magmática. Cratera: É a boca afunilada que se forma graças que se forma graças a exlosão que ocorre no inicio das atividades vulcânicas, geralmente seu diâmetro é inferior a 1km.

- Cratera Acumulada: Originada pelo acumulo de material
expulso da chaminé - Cratera De Explosão: Na qual arocha preexistente pulverizada pelas forças expansivas dos gases que se acumulam na lava aprisionada no interior do vulcão - Cratera de Abatimento: Ocasionada pelo colapso de edifício vulcânico, perdendo apoio interno seja pelo vazio resultante ou pelo refluxo do magma.

Montanhas Externas: Geralmente Possui forma de cone, é "mais" ou "menos" pontiaguda conforme a viscosidade do magma, etambém é constituído apenas por magma,

Caldeira: Geralmente uma grande estrutura vulcânica de colapso localizada sobre uma câmara magmática. As caldeiras apresentam formas circulares a elípticas com diâmetros que podem ultrapassar dezenas de km, estando delimitada por altas margens topográficas (representadas por vulcões marginais ou diques anelares, em geral). O processo de colapso ocorre com oesvaziamento da câmara magmática durante uma grande erupção vulcânica, que poderá lançar até 100 km³ de material magmático (lava, piroclasto, cinza, etc...). Sem a recarga com novo magma a câmara ficará vazia e não suportará o peso exercido sobre ela, ou seja, o peso de alguns quilômetros de crosta e edifícios vulcânicos.

Durante a erupção a eliminação é tão grande que provoca uma deficiênciade massa no interior que poderá ocasionar o rompimento das partes externas.

Atividade Vulcânica
As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua violência em explosivas, efusivas e mistas.

Erupção explosiva

Erupção Efusiva

Erupção Mista

Kilauea

Eyjafjallajokull

Santiaguito

GÊISERES
Os Gêiseres são nascentes termal que entra em erupção periodicamente,lançando uma coluna de água quente e vapor à superfície da terra. Existem cerca de mil em todo o mundo, e metade destes no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, o restante se encontram na Nova Zelândia, Rússia, Chile e Islandia.

Mecanismo do Funcionamento do Gêiser.
Os geiseres são encontrados em áreas de SUBDUCÇÃO. A formação de géiseres requer uma hidrogeologia favorável, sãoatravés das águas subterrâneas que encontramos nas fissuras dos lençóis freáticos, no interior da Terra, e que em contato com rochas e a lava vulcânica vai aquecendo a água formando uma pressão tamanha que a água entra em estado de ebulição, lançando água quente e vapor à superfície da terra.

A figura mostra a variação da temperatura com a profundidade. Secção de um gêiser

A temperatura da águavária, sendo as vezes inferior à do seu ponto de ebulição ou pode atingir a temperatura de 138 Cº. Neste caso, jato é de vapor de água superaquecida. A quantidade total de energia calorifica necessária ao funcionamento dos gêiseres e fontes quentes seria suficiente para fundir 3 toneladas de gelo por segundo, ou seja, 240.000Kcal/segundo.

Ao redor de cada Gêiser formase geralmente um montículoperfurado no centro, por onde sai o jato de água, sendo este montículo formado geralmente de sílica (opala ou calcedônia), que recebe a denominação genérica de geiserita. Origina-se da precipitação da sílica, dissolvida pela água quente, com a queda da temperatura, à superfície

Energia Geotérmica É mais um tipo de energia renovável, ou seja, energia que gera eletricidade sem poluir o meioambiente. Usinas que geram energia elétrica aproveitando as altas temperaturas das camadas inferiores à crosta terrestre.

Os gêiseres, exemplo de energia geotérmica aproveitada pelas usinas.

Algumas erupções vulcânicas famosas
A crosta terrestre é constantemente sujeita a atividades vulcânicas, iremos mostrar três exemplos possuem, como característica comum, o fato de tratar-se de vulcões...
tracking img