Vossoroca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vossoroca





Sumario

Introdução 03


Objetivo 04



Desenvolvimento 05Impactos Negativos 08



Impactos Positivos 10



Conclusão 11Proposta 12




Referência Bibliográfica 13



Introdução

A agricultura, como atividade econômica, fornece ao homem uma série de bens, seja na forma deinsumos ou alimentos. Levando-se em consideração a tecnologia utilizada, a atividade agrícola pode promover degradações internas e externas ao local de produção.
Um dos impactos ambientais causados pela agricultura é a erosão do solo, processo natural agravado pela ação antrópica.




















Objetivo

Dentre o conjunto de impactos gerados pela atividade agrícola, aerosão do solo é um dos mais preocupantes, pois sendo o solo um recurso natural, indispensável à produção, sua conservação em consonância com sua taxa de renovabilidade deve ser um objetivo permanente de sustentabilidade da agricultura.


Ravina inicial cortada pela voçoroca Granada



Curva de nível cortada pela voçoroca

Desenvolvimento
A erosão caracteriza-se pelaremoção e pelo transporte de partículas de solo ou de rochas, sendo a água ou o vento os principais agentes. Assim, deve-se distinguir entre a erosão, como um processo geológico, portanto natural, que continuamente atua na superficie do planeta, daquela provocada pela ação do homem. O processo natural é intensificado por fatores antrópicos; por exemplo, o homem ao praticar a agricultura retira acobertura arbórea do solo, explorando-o de forma inadequada, o que provoca uma aceleração do processo erosivo, resultando em impactos no próprio ambiente onde a erosão
foi gerada e em outras áreas.
O desmatamento generalizado, erros no manejo agrícola e pecuário do solo e a concentração forçada do escoamento de águas pluviais têm provocado um catastrófico processo de erosão rural eperi-urbana em várias regiões do país. As ravinas e as boçorocas são a expressão maior desse fenômeno. Como consequências negativas, o rebaixamento do lençol freático regional, a perda de solos, o intenso assoreamento de drenagens naturais. E são erros sobre erros, em muitos municípios as boçorocas têm sido utilizadas para despejo de lixo urbano, com graves e diretas implicações na contaminação das águasprofundas e de superfície.
Em Casa Branca – SP existem escavações profundas no solo, ocasionadas pela erosão, estão espalhadas por todo o município. Algumas estão "vivas" e outras estão "mortas" ou estabilizadas. São compa- -radas a "mini canyons" e chegam a ter mais de 50 metros de profundidades, 1000 metros de comprimento e 610 metros de largura O município possui aproximadamente 332boçorocas. É possível reparar as diversas camadas de minerais encontrados no terreno, já que conforme o terreno vai cedendo à erosão, deixa exposto o terreno 'em fatias' mostrando as diversas camadas de terra de cores diversas.
Formação de voçorocas, sulcos, ravinas e voçorocas - isto é formação de grandes buracos de erosão causados pela chuva e intempéries, em solos onde a...
tracking img