Voltaire, mostesquieu e rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Voltaire
Foi um importante ensaísta, escritor e filósofo iluminista francês. Nasceu na cidade de Paris, em 21 de novembro de 1694 e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1778. Durante suavida escreveu diversos ensaios, romances, poemas e até peças de teatro.
Defendia uma monarquia esclarecida, era deísta (acreditava que para chegar a Deus não era preciso a igreja, e sim a razão),defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa e a intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Notabilizou-se pela sua oposição ao pensamentoreligioso e pela defesa da liberdade intelectual.
Suas ideias revolucionárias acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França.--O conjunto de ideias de Voltaire constitui umatendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura.
Por fim, destaca-se queVoltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.
Voltaire foi influenciado, no campo das ideias, pelocientista Isaac Newton e pelo filósofo John Locke. Criticou as instituições políticas da monarquia, combatendo o absolutismo. Foi um defensor do livre comércio, contra o controle do estado na economia. Foi umimportante pensador do iluminismo francês e suas ideias influenciaram muito nos processos da Revolução Francesa e de Independência dos Estados Unidos.

RousseauFoi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principaisfilósofos do iluminismo, sendo que suas idéias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau...
tracking img