Volleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História e Evolução do Voleibol
Os jogos com bola já remontam há longos anos. Na velha Gália, jogava-se ao Follis. Os indivíduos que jogavam estes jogos estavam dispostos em círculo e tinham por objectivo manter a bola (vesícula animal cheia de ar) no ar, sem que ela tocasse no chão, objectivo esse um pouco parecido com o voleibol da actualidade. O Voleibol teve sua origem nos Estados Unidos, em1895. Foi inventado pelo americano William C. Morgan, director de educação física da Associação Cristã da Mocidade (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets. O seu nome original era mintonette. Nessa época, o desporto da moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos por Naismith e que rapidamente se difundira. Contudo, era muito enérgico e cansativo para homens deidade. Por sugestão do Pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de ténis, a uma altura de 1,83m, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida, surgindo assim o desporto que seria mais tarde denominado voleibol, devido ao toque no ar que era efectuado (por sugestão do Dr. A. T.Halsted, em Springfield). A primeira bola usada no voleibol (câmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, por este motivo, Morgan solicitou à firma A. G. Stalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido desporto. A citada firma, após várias experiências, acabou por satisfazer as exigências feitas por Morgan. No início, o voleibol ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásioonde Morgan era director. O primeiro campo tinha 15,35 m x 7,625 m. A rede ficava a 1,98 m do chão. Tinha 8,235 m de comprimento e 0,61 m de largura. Inicialmente o voleibol não estabelecia número certo de pessoas para cada equipa. Era jogado com qualquer número de pessoas, nem existia uma regra específica sobre como se tocar na bola.

O Voleibol passou a ser desporto olímpico em 1962, durante oCongresso de Sofia, em Setembro. Foi disputado pela primeira vez nos jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, em 1964. O primeiro Mundial feminino foi disputado em 1952, em Moscovo. Nos nossos dias, o Voleibol, ultrapassou limites e ocupa espaços abertos, aparecendo, como alternativa o Voleibol de Praia. Esta nova variante é um fenómeno que se tem vindo a expandir, chegando alcançar o estatuto demodalidade Olímpica.

O Voleibol em Portugal...
O Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas na Ilha dos Açores durante a 1ª Grande Guerra Mundial. O Eng.º António Cavaco, natural dos Açores (Ilha de S. Miguel), teve um papel preponderante na divulgação do Voleibol quando veio para Lisboa cursar engenharia, nomeadamente nas Escolas Superiores eFaculdades, com mais incidência na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, equipa que dominaria a modalidade até aos anos sessenta.

Caracterização da Modalidade
O Voleibol é um jogo desportivo colectivo, sendo praticado por duas equipas de seis elementos, separadas por uma rede. Actualmente, vêm conhecendo um grande incremento os torneios de Vólei de Praia, em que se defrontamequipas de dois jogadores, sem suplentes, num espaço próprio dos areais de inúmeras praias do Mundo. É praticado num campo rectangular de dezoito metros de comprimento e nove metros de largura, dividido a meio. Está delimitado por duas linhas laterais e duas de fundo. O terreno de jogo (fig.1) deverá estar rodeado por uma zona livre de pelo menos três metros e de um espaço mínimo, livre de obstáculos,com um mínimo de sete metros a partir do solo.

Figura 1 – Campo de Voleibol

A duração de jogo, nesta modalidade, está depende da frequência dos pontos e da duração das jogadas. O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede, respeitando as regras e fazendo-a tocar no solo do campo adversário (acção ofensiva) e impedir que a bola toque no seu próprio campo (acção defensiva). No...
tracking img