voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Voleibol
1. Breve Revisão Histórica

O Voleibol teve origem no Mintonette, jogo que foi criado em 1825, por William Morgan, Professor de Educação Física no colégio de Holioke, em Massachussets E.U.A, na tentativa de encontrar uma actividade recreativa para os alunos homens de negócios que frequentavam os seus cursos, pensou num jogo que não fosse tão fatigante como basquetebol e que nãonecessita-se de tanto material e espaço como ténis.
Este jogo percursor do Voleibol, inicialmente era jogado com a câmara de ar de uma bola de basquetebol, num recinto rectangular entre duas equipas que deveriam manter a bola em movimento fazendo-a transpor uma rede até que ela tocasse no campo do adversário ou fosse batida para fora do terreno de jogo, assim, este jogo poderia ser praticado emqualquer lugar e por um qualquer número de jogadores.
A expansão do Voleibol deu-se primeiramente nos países limítrofes dos E.U.A, nomeadamente no Canadá (1900), Cuba (1905), Porto Rico (1909), Uruguai (1912), Brasil e Perú (1917).
Chegou à China e ao Japão em 1908 e durante a Primeira Guerra Mundial foi introduzido na Europa pelas tropas norte–americanas, desenvolvendo-se rapidamente pela França,Checoslováquia, Bulgária e União Soviética.
Após a criação da F.I.V.B (Federação Internacional de Voleibol) em 1947, é que se regulamentaram leis de jogo comuns a todos os países que se dedicavam à prática do Voleibol. Em 1948, realizou-se o 1º Campeonato da Europa masculino, e no ano seguinte teve lugar o 1º Campeonato do Mundo masculino tornando-se modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos deTóquio, em 1964.
Em Portugal, o Voleibol foi introduzido pelas tropas norte-americanas que estacionaram nos Açores, durante a 1º Guerra Mundial, expandindo-se nas Escolas Superiores e Faculdades em Lisboa. Portugal participou no primeiro Campeonato da Europa em Roma, em 1948, classificando-se no quarto lugar entre seis equipas presentes.
Nos nossos dias, o Voleibol, ultrapassou limites e ocupaespaços abertos, aparecendo como alternativa o Voleibol de Praia, nas variantes de duplas e quadras em ambos os géneros sexuais. Esta nova variante é um fenómeno que se tem vindo a expandir um pouco por todo o mundo, chegando mesmo a alcançar o estatuto de modalidade Olímpica

2. As Regras do Jogo
O voleibol é um desporto colectivo jogado por duas equipas de seis jogadores num terreno dividido a meiopor uma rede. A bola é jogada por batimentos efectuados principalmente com as mãos e os braços, podendo no entanto ser tocada com qualquer parte do corpo.

1. Objectivo do Jogo – O objectivo do jogo é o de enviar a bola por cima da rede, por forma a tocar o campo contrário e impedir por sua vez que ela toque o solo no seu próprio campo.

2. Conquista de bola/Conquista de Ponto – A jogadadesenvolve-se até que a bola toque no solo, seja enviada para fora ou seja cometida uma falta, atribuindo-se imediatamente um ponto. Quando a equipa que recebe conquista a jogada, ganha um ponto, ganha o direito de servir e os seus jogadores efectuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio, obrigando os jogadores a jogarem em todas as zonas e posições do campo(servir, atacar e defender).

3. Conquista de Ponto – A equipa ganha ponto sempre que o adversário não devolver a bola ou cometer outra falta.

4. Ganhar um Set – A equipa ganha um set quando obtém 25 pontos com uma vantagem de 2 pontos e ganha o jogo quando vencer 3 sets. Em caso de vantagem de apenas um ponto, jogam até chegar a uma vantagem de dois pontos. No caso de estar 2-2 em sets, o últimoset é jogado até aos 15 pontos, se não houver vantagem de dois pontos, ganha a equipa que fizer primeiro 17 pontos.

5. A Área de Jogo – A área de jogo é um rectângulo com 18x9 metros, de superfície plana, horizontal e uniforme.
1- Linha de meio campo
2- Linha de ataque
3- Zona de serviço
4- Zona de ataque
5- Zona de defesa
6- Rede
7- Poste
8- Vareta













6. A...