Voip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição das atividades:

1 – CONCEITOS DE VOIP.

Durante esta etapa do projeto vimos de forma conceitual que Voip é um termo usado para a transmissão de voz sobre o protocolo IP onde se encapsula voz em pacotes de dados.
Esta tecnologia tem grandes vantagens como: Os baixos custos nas ligações e isenção de taxas e impostos, não necessita de operadoras tradicionais, não é necessáriocontrato, planos de fidelidade para obter tarifas promocionais, sendo necessário apenas o acesso a internet, porém não substitui a tecnologia convencional por motivos governamentais.
Em relação ao tráfego o ideal é ter menos de 1% de atraso, sendo que 2% ainda é aceitável mais que isso o pacote é descartado.
A comunicação entre terminais IP é dividida em:
- Trafego de controle de sessões (SIPou H.323 ou SCCP)
- Trafego de voz (RTP: Que faz com que o Voip funcione)
Os principais protocolos abordados foram:
* H.323 – Sistema multimídia baseado em pacotes é mais antigo e complexo.
* SIP – É mais moderno, menos complexo e está substituindo o H323.
*RTP – Mecanismo fim a fim em tempo real, com áudio e vídeo.
*RTCP – Protocolo de controle que monitora a entrega dos dados (fluxo).1.1 Comparativo

Telefonia Tradicional: Trafega em circuito digital, a banda é alocada para a comunicação; O sinal vindo do servidor é digital e chega ao cliente convertido para analógico.
Telefonia IP: Transforma a voz em pacotes de dados para serem enviados, pode ser comprimida a 5,3 Kbps, resultando em uma economia de banda.

2 – ARQUITETURA VOIP.

Durante esta etapa do projetovimos de forma conceitual que o principal protocolo padrão é o H323 que será objeto de estudo durante o projeto, esse é também um documento que estabelece os protocolos como o H245- para controle de canais de mídia, o H246-para interoperabilidade do RTPC, entre outros.
O H323 é um protocolo independente da rede estabelecida na qual tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia quenão prove QOS; Estabelece padrões para codificação e decodificação do fluxo de dados, funciona em qualquer topologia de rede, pois o meio físico não interfere.
Seus principais componentes são:
*Terminais: São basicamente os dispositivos finais, como computadores na rede ou telefones IP’S, esses suportam voz (obrigatoriamente), vídeo e dados (opcionais), esses terminais requerem: -Q931- Parasinalização de chamadas. –Ras: Para a comunicação com Gatekeepers. – RTP/RTPC: Protocolo de aplicação para que os pacotes cheguem em ordem.
*Gateways: É um mecanismo de tradução para transmitir os dados permitindo interoperabilidade entre duas redes; Situado entre uma rede IP e outra de telecomunicações como: PSTN (Telefonia convencional) ou RDSI.
*Gatekeepers: Ponto (gerente) central de todasas chamadas que acontecem na rede VOIP, fornece serviço aos pontos finais registrado a ele. Tem a função de gerenciar a largura de banda, traduz apelidos para endereços IP’S e faz o roteamento de chamadas.
*MCU: Unidade de controle multiponto, servidor de conferencia para dois ou mais IP’S se comunicarem, verifica a capacidade de cada terminal e depois faz a multiplexação.
*Codecs:Codificadores e decodificadores áudio e vídeo, o H261 é padrão todos te que ter exemplo: captura a imagem da câmera codifica gera o pacote e transmite.

3 – INTRODUÇÃO AO SKYPE

Durante esta etapa do projeto vimos que skype é um programa gratuito onde pode - se realizar chamadas para qualquer lugar do mundo.
O processo de instalação iniciou-se com o contrato de licença de usuário que foi aceito eescolhido o idioma.
Após esta etapa foram criadas contas skype distintas, porém com padrões estabelecidos.
Para a comunicação Skype foi utilizado headset’s e feito as devidas configurações.
Sendo assim possível adicionar contatos e realizar:
* Conferencias simultâneas;
*Chat;
*Discagem para telefone fixo ou celular (já que na instalação recebe-se um credito de aproximadamente 1 dólar...
tracking img