Voce ja viu uma abelha sem ferrão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Você já viu uma abelha sem ferrão? Existem, catalogadas, mais de 300 espécies silvestres de abelhas sem ferrão, Meliponíneos, próprias da região amazônica. A meliponicultura é o estudo dacriação racional dessas abelhas e vem sendo reconhecida como uma atividade capaz de fornecer uma significativa agregação de renda para diversas comunidades no país.
A principal espécieestudada atualmente no Pará é a Melípona Flavolineata, mais conhecida popularmente como Uruçu Amarela.

Diversas características diferenciam as africanas (Apis Melífera) das melíponas,entre elas: a ausência de ferrão desta última, a produção e qualidade do mel, o tamanho, a estrutura da colméia, entre outras.

A produção de mel das melíponas varia de 5 a 10 litros porano, quantidade inferior em relação à das abelhas africanas (essas podem produzir até 15 litros ou mais no mesmo período), entretanto, há uma facilidade maior na sua manipulação, pois nãoé necessário uma roupa específica, já que as sem ferrão não são agressivas.


Qualidade do mel - Outro fator interessante a respeito da abelha Uruçu Amarela é a qualidade de seu mel,que possui alguns nutrientes diferenciados e benefícios a mais que a da africanizada. Através de testes feitos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Amazônia Orientalcom o mel e o própolis desta abelha amazônica, constatou-se a eficácia de seu produto no combate à determinadas bactérias.

Descobrimos essa informação entrevistando a universitária RosanaRibeiro dos Santos. Ela cursa Zooctecnia na Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA e é bolsista da Embrapa, sob a orientação do pesquisador Giorgio Venturieri. Venturieri é Doutorem Ecologia, pesquisa as abelhas nativas há 20 anos, sendo que atualmente investiga técnicas de fertilização do tomate cereja com abelhas nativas – elas vibram estimulando a polinização.
tracking img