Voce gere pessoas ou recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As organizações são verdadeiros seres vivos. Quando elas são bem-sucedidas, tendem a crescer ou, no mínimo a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursosnecessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E, então, provoca o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicaçãode seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio.
Tudo isto para se assegurar que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejamutilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, asua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e forte concorrência.

A gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suasvidas trabalhando dentro de organizações. E estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho toma consideravelmente tempo das vidas e dos esforços das pessoas,que dele dependem para a subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelasprovoca. Assim as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido dependem de crescer dentro dasorganizações. (Chiavenato – 2008, 04)

As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da gestão de pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas.Tanto as organizações como as pessoas variam intensamente.
(CHIAVENATO – 2004, 29)












O Papel do RH
Um RH que não lida somente com assuntos de pessoas, mas que influencia...
tracking img