Vivendo de cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 252 (62844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Antonio Ferreira de Sousa Filho

VIVENDO DE CINEMA

Tese apresentada à Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, à Área de Concentração: Estudo dos Meios e da Produção Mediática, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor, sob orientação da Profa. Dra. Marilia da Silva Franco.

São Paulo 2006

VIVENDO DE CINEMA

Antonio Ferreira de Sousa Filho

Teseapresentada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, à Área de Concentração: Estudo dos Meios e da Produção Mediática, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor, para a banca de examinadores formada pelos professores:

Presidente:_____________________________________________________

1o Membro:_____________________________________________________

2oMembro:_____________________________________________________

3o Membro:_____________________________________________________

4o Membro:_____________________________________________________

Defendida em: ............./............./.............

AGRADECIMENTOS

À Profa. Dra. Marilia da Silva Franco, minha orientadora, pela confiança, compreensão, paciência e saber transmitido, tornandopossível a realização deste trabalho. À Profa. Dra. Roseli A. Fígaro Paulino e ao Prof. Dr. Afrânio Catani pelas valiosas contribuições por ocasião do Exame de Qualificação. À Profa. Dra. Ana Maria Baricca, além de minha cunhada é pessoa vocacionada para o ensino, pela ajuda na formatação do trabalho assim como pela paciência e disponibilidade. À todos os entrevistados, pela disponibilidade,confiança e amizade: Galileu Garcia, Jacques Deheinzelin, Maximo Barro, Ines Mullin, Miguel Ângelo, Carlos Ebert, Penna Filho, Toni Gorbi, Francisco Ramalho Júnior. José Luiz Sasso, Pedro Pablo Lazzarini. À Adriana Camerini pela ajuda no “inglês”. À Dra. Maria Dora G. Mourão; Dr. Marcello Giovanni Tassara e Dr. Ismail Norberto Xavier pela atenção e colaboração. Ao Prof. Dr. João Carlos Massarolo pelascontribuições e amizade. Ao Prof. Valdir Baptista pelo apoio e confiança no meu trabalho. Jony Hideki H. Sugo, Blanca Elizabeth Chanampa (Tati Bassan), Alexandre Hage, Wanderlei Gomes da Cruz, Maria Nilza de Moraes, Mirian Biderman, Walkiria Lorusso, Nicola Martino, Marilia Santos, Sergio Martinelli e Marcelo Righini, agradeço-lhes pela disponibilidade e contribuições. Agradeço, sobretudo, a Deus pelaenergia e disposição para a realização deste trabalho.

DEDICATÓRIAS

Dedico este trabalho a todos os profissionais que ajudaram a edificar a história do nosso cinema, especialmente aqueles de funções pouco ouvidas nos estudos cinematográficos brasileiros. À minha esposa Cida, pelo carinho, dedicação e compreensão pelas ausências desse período. À Profa. Dra. Maria Helena de Nóbrega (Lena)pelo incentivo.

In memoriam:
Aos meus pais, Antonio Ferreira de Sousa e Maria Lourdes da Costa Sousa; Aos Profs. Octavio Ianni e Eduardo Leone.

Resumo

O estudo trata da formação profissional e da sobrevivência dos trabalhadores na indústria cinematográfica em São Paulo, desde os anos 1950 até os dias atuais. Analisa as transformações ocorridas no setor e como essas mudanças colocam novosdesafios aos profissionais da área. Também analisa o aprendizado dos profissionais de cinema de São Paulo, especialmente no que se refere as funções para as quais ainda não há cursos de formação, assim como procura entender como esses profissionais conseguem se manter em sua profissão. Das várias entrevistas que realizamos com profissionais que atuam há muitos anos no cinema em São Paulo,extraímos inúmeras sugestões que resultaram em um projeto de uma escola de formação e capacitação. Quanto à questão da sobrevivência na atividade cinematográfica, evidenciou-se a dificuldade de se viver apenas do trabalho em filmes de longa metragem de ficção. Diferentemente da situação dos anos 1950, hoje o profissional de cinema tem a opção de atuar em vários ramos da atividade.

Palavras-chave:...
tracking img