Vitaminas e anabolizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. Não podem ser digeridas pelo ser humano, exceto em quantidades não suficientes. A disfunção de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso pode trazer problemas, no caso das vitaminaslipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose. Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes, sendo que o nosso corpo só consegue produzir vitamina D.
Especialistas em nutrição e medicina concluíram que a suplementação de vitaminas e sais minerais em quantidades balanceadas pode evitar carências nutricionais e ainda mais: prevenir doençascrônicas como o câncer.
O segredo está na utilização de doses balanceadas para proteger a saúde

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade.

Hidrossolúveis
As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos em que serão utilizadas. Consistem nas vitaminas presentes no complexo C e D.Como o organismo não tem capacidade para armazená-las, o excesso desse tipo de vitaminas é secretado (principalmente na urina). Deste modo, as vitaminas hidrossolúveis necessitam de reposição diária. Sendo que a vitamina A é boa para a pele, e sua ação é diretamente ligada a catalisação de quatro hemoglobinas do sangue para auxiliar na ventilação do corpo.

Lipossolúveis
Este tipo de vitaminasnecessita do auxílio de gorduras para serem absorvidas. . As vitaminas lipossolúveis mais importantes são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado, a vitamina E nos tecidos gordurosos e nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K. Ingeridas em excesso, algumas vitaminas lipossolúveis podem alcançar níveis tóxicos nointerior do organismo.

Principais Vitaminas
* Vitamina A: Retinol - Fundamental para a saúde dos olhos. Fortalece a membrana das células, prevenindo infecções - Fontes: Espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, leite, manteiga, cenoura, mamão e tomate.
* Vitamina D: Calciferol - Absorção de fósforo e cálcio. Reduz o risco de doenças renais - Fontes: Leite, atum, manteiga, óleo de fígadode peixe.
* Vitamina E: Tocoferol - Alivia cãibras e distensões musculares. Acelera a cura de lesões na pele. É antioxidante e previne abortos - Fontes: Germe de trigo, soja, óleos vegetais, brócolis, ovos, leites e peixes.
* Vitamina K: Naftoquinona - Ajuda a regular os mecanismos da coagulação sanguínea. Também atua na prevenção de hemorragias - Fontes: Nabo, Iogurte, gema de ovo,brócolis, espinafre. É também sintetizada dentro do intestino por algumas bactérias.
* Vitamina C: Ácido ascórbico - Ajuda a atenuar os efeitos da gripe e de algumas infecções. Acelera a cicatrização depois de cirurgias e é antioxidante - Fontes: Frutas cítricas, brócolis, espinafre, acerola e pimentão.
* Vitamina B1: Tiamina - Oferece proteção aos nervos e músculos - Fontes: Pães, feijão, soja,ovos, fígado.
* Vitamina B2: Riboflavina - É importante para a produção de energia no organismo. Protege os atletas das lesões e melhora o desempenho físico - Fontes: Leite, queijo, iogurte, vegetais verdes folhosos, frutas, pão, cereais e vísceras.
* Vitamina B6: Piridoxina - Participa da multiplicação de todas as células e da produção de hemácias e das células do sistema imunológico.Influencia o sistema nervoso - Fontes: Carnes, grãos integrais e levedo.
* Vitamina B3: Niacina - Em doses normais evita a pelagra, doença causada por desnutrição, que provoca fraqueza e dificuldade de engolir alimentos - Fontes: Fígado, carne magra, pão integral, peixe, feijão, couve e cereais.
* Vitamina B12: Cianocobalamina - Evita a anemia e auxilia na formação e na regeneração do...
tracking img