Vitamina e e zinco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA IPIRANGA
ANDRÉA RODRIGUES SOUSA
CAYO CEZAR
FABYANNE OLIVEIRA
GLÁUCIA LIMA MELO
LAILA GISELLE
MICHELE DE MARIA FREIRE








VITAMINA “E” E ZINCO












BELÉM - 2012


FACULDADE INTEGRADA IPIRANGA
CURSO DE TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA








VITAMINA“E” E ZINCO




Apresentado ao Curso de Tecnólogo em Estética e Cosmética da Faculdade Ipiranga. Trabalho como requisito para obtenção de nota de parte da avaliação da disciplina Nutrição.

Data: / /2012

Nota: _____________

Profª. Joseana Moreira.










BELÉM
2012


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------
DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------------
CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------------

ANEXOS---------------------------------------------------------------------------------------------















INTRODUÇÃO.
Evans & Bishop descobriram a vitamina E em 1922, estudando a infertilidade em ratas, ao observarem que os animais com dieta à base de gordura suína apresentavam reabsorção fetal. Quando o germe de trigo era incluído na dieta, a síndrome de reabsorção fetal não era observada. A síndrome de reabsorção fetal foi atribuída à deficiência de umcomponente ativo, o qual foi denominado vitamina E. A manifestação de sua deficiência é rara em humanos, mas pode ocorrer em indivíduos com absorção alterada dessa vitamina ou em indivíduos com anomalias que comprometam a manutenção dos níveis corporais. Vitamina E é a denominação genérica de oito compostos lipossolúveis, cada um dos quais com atividades biológicas específicas, sendo que o a-tocoferolé o mais potente antioxidante. O interesse cada vez maior por essa vitamina é devido, especialmente, às funções que desempenha no organismo como agente antioxidante, envolvido no retardamento do envelhecimento e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis, como Parkinson, Alzheimeir, câncer e doenças cardiovasculares.
Recentes pesquisas experimentais e clínicas têm reforçado a importânciado zinco na saúde humana. O zinco possibilita várias funções bioquímicas, pois é componente de inúmeras enzimas, dentre estas, álcool desidrogenase, superóxido dismutase, anidrase carbônica, fosfatase alcalina e enzimas do sistema nervoso central. Participa na divisão celular, expressão genética, processos fisiológicos como crescimento e desenvolvimento, na transcrição genética, na morte celular,age como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares, além de participar da função imune e desenvolvimento cognitivo.










VITAMINA “E”.

FUNÇÃO.
A Vitamina E, que tem como principal função proteger a integridade das células e prolongar-lhes a vida, sendo assim responsável pela manutenção de uma boa saúde e de uma óptima performance, engloba oito substânciasdiferentes dos grupos Tocoferois (4 Substâncias) e Tocotrienóis (4 Substâncias). Esta vitamina actua como antioxidante e destrói os efeitos prejudiciais dos radicais livres que provêem da contaminação química do próprio organismo, e aumenta em grande escala a acção de outros antioxidantes, como por exemplo a vitamina C e vitamina A. A vitamina E é um dos antioxidantes mais procurados pelaspessoas, pois possui grandes efeitos contra os danos nas células e até efeitos contra o envelhecimento. Ajuda ainda o sistema imunitário, já que os radicais livres são responsáveis pela destruição das membranas celulares e a vitamina E combate exactamente essa destruição por parte dos radicais livres. Com o passar dos anos, e a idade a avançar, os efeitos imunitários e de envelhecimento começou a...
tracking img