Vitalidade fetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (3000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
U S B

-

C L Í N I C A

D E

U LT R A - S O N O G R A F I A

D A

B A R R A

6. AVALIAÇÃO DA VITABILIDADE FETAL

O estudo pormenorizado da vitabilidade fetal se faz necessário principalmente em gestações de alto-risco, onde suspeitamos de algum grau de insuficiência placentária, em fetos que já atingiram sua viabilidade. Por outro lado, em gestações de baixo-risco, muito emboracom a realização dos exames numa freqüência de repetição menor, a avaliação da vitabilidade fetal também se justifica, no sentido de podermos rastrear alguma situação de sofrimento fetal que possa estar passando de maneira desapercebida, e dessa forma evitarmos seqüelas ou surpresas indesejáveis. Os principais testes biofísicos para a avaliação da vitabilidade fetal são:


CardiotocografiaBasal Perfil Biofísico Fetal Dopplerfluxometria: Perfil Hemodinâmico Fetal





Cardiotocografia basal
A cardiotocografia basal (CTG), consiste no registro da freqüência cardíaca fetal (FCF), da contratilidade uterina espontânea, e dos movimentos fetais (MF). Trata-se de importante teste biofísico, capaz de nos informar acerca do bem estar fetal. As atividades biofísicas fetais não sãoeventos surgidos ao acaso, mas sim, iniciados, mantidos e regulados por mecanismos complexos, integrados no sistema nervoso central (SNC) fetal. Por conseguinte, a avaliação das atividades biofísicas do concepto, mais especificamente a CTG, permite que se obtenha indiretamente, informações relativas ao grau de higidez do seu SNC. Princípio geral do comportamento fetal - a presença de resposta biofísicanormal, v. g. , aceleração da fcf aos movimentos fetais ( MF ), indica que a porção do seu SNC responsável por esta função está intacta e funcionante. Via-de-regra, qualquer fator que deprima o SNC, notadamente a hipoxia, tenderá a reduzir ou abolir as funções biofísicas do concepto, portanto alterando o resultado da cardiotocografia basal.

U S B

-

C L Í N I C A

D E

U LT R A - S ON O G R A F I A

D A

B A R R A

A cardiotocografia basal é o melhor exame biofísico fetal capaz de detectar hipoxia no seu SNC.

Indicações:
Na gestação de alto-risco, ou como rotina para o rastreamento do sofrimento fetal crônico descompensado.

Oportunidade do exame:
A partir de 28-30 semanas de gestação.

Padrões de Cardiotocografia basal (CTG):
1. Padrão Reativo:
Por nóscaracterizado pela presença de pelo menos uma única aceleração à movimentação fetal (AMF), ou ao estímulo acústico (EA), em 20 minutos de registro. Consideramos aceleração, o aumento da fcf ≥ a 15 bpm, a partir da linha de base. O padrão reativo indica normoxia do SNC fetal, e nesse particular boa higidez do concepto. Em pacientes com quadro clínico estável (compensado), o padrão reativo nos dásegurança aceitável por prazo médio de uma semana.

2. Padrão Não-reativo (suspeito):
Ausência de AMF ou ausência de aceleração aos estímulos acústicos, em tração de 40 minutos de duração. Caracteriza-se como padrão suspeito, onde existe a possibilidade de graus iniciais de hipoxia do SNC fetal. Presente o traçado não-reativo, e uma vez optado pela manutenção da gravidez, é imperiosa a sua repetiçãopelo menos 3 vezes por semana.

3. Padrão Suspeito Grave (não-reativo grave):
Caracterizado pelo aparecimento de desacelerações tardias (DIP do tipo II), que corresponde a comprometimento metabólico do concepto, com hipoxia do SNC. Corresponde ao sofrimento fetal descompensado, estando indicado a interrupção da gravidez.

4. Padrão Terminal:
Caracterizado pela presença de oscilação do tipolisa ou sinusóide. Quando presente indica grave comprometimento fetal, com importante hipoxia do SNC e acidose do concepto. Sua presença indica interrupção imediata da gestação. Correlaciona-se com elevados índices de morbiletalidade perinatal.

U S B

-

C L Í N I C A

D E

U LT R A - S O N O G R A F I A

D A

B A R R A

5. Padrão Umbilical:
Caracterizado pelo aparecimento de...
tracking img