vitafarinha

996 palavras 4 páginas
A FARINHA VITAMINADA

A empresa ALIMENTOS BRASILEIROS S/A tem o objetivo de introduzir no mercado de uma região brasileira bastante pobre um alimento que po ssa combater a subnutrição e, ao mesmo tempo, ser rentável na carteira de produtos geradospela empresa. Não existe indústria similar no país e o preço do produto importado é muito elevado.

A ALIMENTOS BRASILEIROS S/A produziu um certo número de fórmulas com base vegetal. Estas fórmulas contêm como principais ingredientes a farinha de milho ou de sorgo, aos quais podem-se agregar proteínas provenientes de grãos de algodão ou de soja, e vitaminas, em especial a vitamina A. Para consumir, basta adicionar água para se obter seja uma bebida, seja um mingau. Existem diversos sabores para melhor atender aos gostos dos consumidores.

A ALIMENTOS BRASILEIROS S/A teve um trabalho considerável em laboratório e em pesquisas durante doze meses. Quando a empresa sentiu-se segura em contar com uma fonte de aprovisionamento confiável e um produto aparentemente adaptado ao mercado dessa região, ela decidiu lançar o produto com o nome de VITARINHA, q ue na realidade é uma mistura das palavras “vitamina” e “farinha”. Começou-se a promo ção da VITARINHA logo após a disponibilização do produto aos varejistas. A abord agem publicitária consistia em um cartaz que comparava crianças com aspecto doentio e sofrendo d e desnutrição com as mesmas crianças meses após, sorridentes e em boa saúde, depois de terem sido alimentadas com um regime à base de VITARINHA. O contraste “antes e depois” era usad o para demonstrar que a utilização da VITARINHA era uma questão de vida ou morte. Foi tam bém produzido um filme de cinco minutos, dramatizando o efeito da desnutrição nas c rianças. O enfoque da comunicação era coerente com as grandes linhas de publicidade da ALIMENTOS BRASILEIROS S/A, que buscava através de campanhas polêmicas chamar a atenção do público de qualquer forma.

Agora, para divulgar mais o produtoe estimular as vendas, a

Relacionados