Vitaecivilis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VITAE CIVILIS
No dia 18 de setembro, o Instituto Vitae Civilis completou 23 anos de existência. Convidamos para o evento de comemoração que acontece no dia 3 de outubro, às 18h30, na sede da entidade

CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
. Congresso internacional de pagamento por serviços ambientais
Devido à importância estratégica no desenvolvimento de iniciativas e políticas públicas relacionadas aoPSA na região e no país, o Estado de São Paulo foi escolhido como palco para o IV Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que será realizado entre os dias 26 a 29 de novembro de 2012, na cidade de São Paulo.
O Congresso tem como tema central “Avaliação de impacto e monitoramento socioeconômico ambiental”. Durante as diversas sessões temáticas que serão realizadas durante oCongresso, serão enfocados temas como: comunicação, mobilização e capacitação de atores em iniciativas de PSA; aspectos legais, arranjos institucionais e financiamento para o desenho e implementação de esquemas de PSA e, procedimentos e metodologias para a avaliação e monitoramento de serviços ambientais e impactos socioeconômicos e ambientais de iniciativas PSAs.
O Congresso oportunizará odebate sobre iniciativas de PSAs que contribuem para o desenvolvimento de estratégias de produção sustentável e a conservação dos ecossistemas. Especialistas com notório conhecimento sobre os temas estarão reunidos, sendo certamente esta uma oportunidade ímpar para reflexões, troca de ideias e disseminação de conhecimentos, buscando melhor estruturar o desenvolvimento e a promoção de mecanismos definanciamento para o bom manejo e a conservação do ambiente.
A programação científica do IV Congresso Internacional incluirá conferências, sessões temáticas (com espaço para apresentação oral), apresentação de pôster e visita técnica. Os resultados do Congresso serão editados em um documento de recomendações para uso nas instituições e no planejamento das ações, políticas públicas ou capacitações detécnicos e usuários.
O público alvo estimado de 500 participantes será constituído por representantes de instituições de pesquisa, ensino, extensão, organizações não governamentais, assim como, produtores e empresas do segmento ambiental e produtivo.

Comissão Organizadora do Congresso
TEMA CENTRAL DO EVENTO

Apesar do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais ser um instrumento relativamenterecente, tanto no Brasil como no mundo podemos constatar diversas experiências exitosas, com resultados significativos e muitas lições aprendidas. Esse processo de aprendizagem possibilitou a expansão do PSA pelo mundo e replicação local de projetos bem sucedidos.

No Brasil, esse movimento se iniciou na década de 90 quando surgem os primeiros projetos de carbono e se inicia a discussão do conceitode compensação por serviços ambientais. Esse processo levou a criação dos primeiros projetos de PSA Hídrico no país, que realizaram seus primeiros contratos no ano de 2006. De lá para cá, houve um crescimento significativo de projetos de PSA, sendo que os últimos levantamentos, liderados pelo Ministério do Meio Ambiente, sistematizaram 78 experiências específicas no bioma Mata Atlântica eaproximadamente 180 para todo o país.

Estamos num momento importante onde o monitoramento de cada uma dessas experiências em campo, avaliando os impactos de cada projeto implantado, é de suma importância para o fortalecimento do mecanismo de PSA no Brasil e no mundo. Por isso, essa edição brasileira do evento terá foco no processo de monitoramento e avaliação de impactos, que é sem dúvida alguma, um dosmaiores desafios dos projetos de PSA. Isso se deve pela dificuldade do estabelecimento de critérios e metodologias de monitoramento, ou seja, a definição de indicadores que comprovem os impactos positivos das atividades adotadas em um projeto de PSA. Além disso, é necessário considerar que sistemas de monitoramento e avaliação de impactos podem ser complexos e custosos, não devendo exceder os...
tracking img