Fenomeno urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: O SURGIMENTO DO FENÔMENO URBANO

Vera Ruth Machado Campelo é uma bibliotecária / documentalista, que através de um conjunto de idéias, demonstradas através de obras citadas, especificamente de RIBEIRO, SINGER, SPÓSITO, CARLOS e BENEVOLLO, mostra o quanto é comum, hoje em dia, viver em cidades.
CLARK refere-se à importância de estudar o fenômeno urbano, evidenciando duas ordens defatores: A importância cronológica do fenômeno e, a importância demográfica, ou de abrangência geográfica na ocorrência desse fator.
Há milhares de anos, numa época predominada pré-história, o homem sobrevivia da caça e da pesca, sendo assim, obrigado a deslocar-se em busca de seu alimento, no entanto, tinha um modo de vida nômade, ou seja, não tinha um lugar fixo para viver.
Ao longo das suasdeslocações, o homem primitivo começou a perceber que em alguns locais, as condições ambientais eram duras e em outras eram mais favoráveis. No inverno, as condições climáticas obrigavam o homem a procurar lugares abrigados, onde se pudesse proteger do frio e das tempestades e, o abrigo era uma cavidade natural ou um refúgio de peles sobre uma estrutura simples de madeira.
Nessa fase da história,o homem começou a reconhecer que a vida em grupo era mais fácil, por isso, desde muito cedo, o homem sentiu a necessidade de se relacionar com os outros, de se unir para multiplicar a força necessária na execução dos trabalhos. Deste modo, o homem começou a morar em tribos, e foi fixando-se e evoluindo no crescimento e na técnica.
Um dos conhecimentos e técnica que mais contribuíram para afixação do homem foi à agricultura. O cultivo da terra permitiu que as sociedades produzissem mais alimentos, com isso, a população humana cresceu mais rapidamente. A conseqüência do aumento da população foi à necessidade de ampliar as áreas cultivadas e desenvolver novas técnicas para melhorar a produtividade do solo. As pequenas comunidades e aldeias começaram a se unir para construir sistemas deirrigação e aproveitar melhor as margens férteis dos rios.
Mas a aldeia, ainda não pode ser considerada como urbana, porque está ligada diretamente com as atividades primárias e, segundo SINGER, o campo rural é o lugar onde se dá a atividade primária, onde o homem está em contato direto com a natureza, dela extraindo os elementos necessários à sua sobrevivência. A cidade só pode surgir no momentoem que o desenvolvimento das forças produtivas é suficiente, no campo, para permitir que o produtor primário produza mais do que necessário para sua subsistência. Neste momento, o campo pode transferir para a cidade o excedente alimentar.
A partir da produção do excedente alimentar, começa a surgir a diferenciação social do trabalho, embora a produção deste excedente não seja a única condiçãopara que ocorra a referida divisão, uma vez que será ainda necessário que exista também uma relação de dominação e de exploração. Somente deste modo ficará garantida a transferência do produto do campo à cidade.
Portanto, estão colocadas duas condições para o surgimento das cidades: De um lado a produção de excedente alimentar, germe de uma divisão social do trabalho, e, de outro, a constituição deuma sociedade de classes, concentrando em um mesmo local uma sociedade diferenciada.
Assim, surgem as cidades. Primeiramente, o homem deixa de ser nômade fixando-se no solo como agricultor. O sedentarismo e a agricultura são as condições básicas para o desenvolvimento de um aglomerado diferenciado dos que eram produzidos pelos povos errantes: a aldeia. O domínio de determinadas técnicas,permitiu a formação de um excedente agrícola (alimentar), libertando alguns homens da tarefa de produção primária. Com isso, surge uma divisão social do trabalho que implica em uma divisão da sociedade em classes, que por sua vez determina uma separação espacial entre as atividades do homem: De um lado o campo, do outro a cidade. O espaço, por seu turno, assume as características dos grupos de...
tracking img