Visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTAS DA VISITA TÉCNICA

Processo produtivo:
A visita técnica foi na empresa NEXANS que produz cabos de eletricidade e também de telecomunicações. Foi visitada o setor de produção de caboselétricos.
O cobre e o alumínio são os metais que são utilizados como condutores de eletricidade. No processo de produção somente o cobre passa por um banho de estanho, que melhora sua condutividade,posteriormente o mesmo é banhado em um óleo para passar por um processo chamado trefilação, que faz a diminuição dos diâmetros dos cabos através de seus alongamentos, com o alumínio ocorre o mesmoeliminando apenas o banho de estanho. Os condutores são encordoados de forma que, na maioria dos cabos, fique 1 condutor pelo meio e 6 ao redor, totalizando 7 condutores por cabo, depois os metais sofrem oprocesso de extrusão, que faz o isolamento dos condutores por meio de PE, PVC, polietileno e por final o cabo recebe a capa.
Os isolamentos são de extrema importância para que os cabos resistam aaltas voltagens. Em altas voltagens, exemplo 35KV, esses isolamentos servem como TERRA, que aciona um equipamento de proteção de superaquecimento dos cabos, quando os mesmo são atravessado porcorrentes por meio orifícios indesejável podendo causar derretimento do cabo ou até um acidente maior.
Os cabos produzidos são de alta tensão, a menor produção é de 1,5KV. Os cabos produzidos sãodestinados para iluminação pública, os TR(s), e também para destinos navais que possuem um isolamento especial evitando oxidação. Produz-se também alguns cabos especiais como os que recebem uma blindagemchamada de MICA, usadas para proteção anti chamas, mais difícil de pegar fogo e libera menos fumaça.
Depois de produzido os cabos são testados nas salas de controle, eles recebem tensões muitossuperiores aos que são especificadas para sua utilização garantindo assim que eles resistam a tensões pouco mais superiores as especificadas, prevenindo de um evento indesejável.

Ações da segurança do...
tracking img