Visita hospital de urgencia de teresina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA DE FARMÁCIA HOSPITALAR
PROFESSORA GRAÇA MEDEIROS

VISITA A FARMÁCIA HOSPITALAR DO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE TERESINA DR. ZENON ROCHA (HUT)

JANAÍNA SHEYLA LEITE SANTOS (09S14094)

TERESINA – PIAUÍ
MAIO – 2012

1. INTRODUÇÃO

“A Farmácia Hospitalar é uma unidade clínica, administrativa e econômica,dirigida por farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades administrativas e de assistência ao paciente; Seu principal objetivo é contribuir no processo de cuidado à saúde, visando melhorar a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos e produtos para a Saúde. No campo de atuaçãoclínica, o foco da Farmácia Hospitalar e de serviços de saúde deve estar no paciente e no atendimento de suas necessidades. O medicamento e os produtos para a saúde devem ser compreendidos como instrumentos, estando o farmacêutico hospitalar envolvido em todas as fases da terapia medicamentosa.” (SBRAFH, 2007)
O objetivo do presente relatório é mostrar alguns aspectos da farmácia hospitalar doreferido hospital visitado, visando sempre demonstrar como o profissional farmacêutico está inserido nesses quesitos.

2. DISCUSSÃO

O Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha (HUT) foi inaugurado em maio de 2008 e está situado na Rua Dr. Otto Tito nº 1820, bairro Redenção, em um terreno de 15.341,93m². É um hospital geral, público, municipal e especial, possuindo uma área construída de15.557,76 m², ocupando 60,72% do terreno, sendo 8.890,02 m² no pavimento térreo, 6.667,74 m² no pavimento superior e 425,75 m² nos anexos, com predomínio da estrutura horizontal em relação à vertical. Está programado para atendimento de urgência e emergência com um total de 289 leitos. Possui residência médica regulamentada, servindo de campo de estágio e internato para os cursos de medicina daUESPI, FACID e UFPI. Atualmente, o hospital tem em sua maioria uma disposição horizontal com áreas distintas para atendimento infantil e adulto.
Uma das ferramentas utilizadas pelos clínicos para tratamento de pacientes é o medicamento, ferramenta esta que é de envolvimento direto do profissional farmacêutico, daí o fato da importância desse profissional no andamento da normalidade na farmáciahopitalar.
“O Serviço Farmacêutico Hospitalar é um departamento com autonomia técnica e científica, sendo a direção obrigatoriamente assegurada por um farmacêutico hospitalar e constitui uma estrutura importante aos cuidados de saúde dispensados no meio hospitalar. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalizaçãodos custos, o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.” (CRF-SP, 2009)
“Na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados, a Farmácia Hospitalar vem se transformando para beneficiar cada vez mais o paciente, na agilidade do atendimento e segurança na utilização do medicamento. Nas diversas áreas da Farmácia, contamos com profissionaisfarmacêuticos que prestam suporte técnico às equipes de enfermagem, médica e a outros profissionais, através da manipulação e dispensação de medicamentos, informações sobre medicamentos, análise de reações adversas e interações medicamentosas.” (SCHVARTSMAN et all, 2010)
A farmácia hospitalar visitada está em funcionamento desde 2008, conta com uma ampla área física, além de manter inter-relação com osdemais setores do hospital. Lá foi possível observar as muitas atribuições do farmacêutico no ambiente da farmácia.
“São responsabilidades dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares: a gestão (seleção, aquisição, armazenamento e distribuição) do medicamento; a gestão de outros produtos farmacêuticos (dispositivos médicos, reagentes, etc.); a implementação e monitorização da política de medicamentos,...
tracking img