PROGRAMA MELHOR EM CASA E UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HRS-UPAS

2085 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – FACIME
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE - CCS

PROGRAMA MELHOR EM CASA
E
UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO 24
HRS-UPAS
TALITA

TERESINA,OUTUBRO DE 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS-FACIME
CENTRO DE CIENCIAS DA SAÚDE-CCS
DISCIPLINA: TRABALHO EM CAMPO I
PROFESSORA: MONICA MADEIRA
CURSO: ENFERMAGEM
BLOCO: I
ALUNA: TALITA
SEMINÁRIO AVALIATIVO

PROGRAMA MELHOR EM CASA
Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação póscirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Benefícios
- Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
- Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
- Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação poderão ser atendidos em casa, e terão redução dos riscos de contaminação e infecção.
- O Melhor em Casa representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
- Estima-se (estimativa do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação
Geral de Gestão Hospitalar) que com a implantação da Atenção Domiciliar obtémse economia de até 80% nos custos de um

Relacionados