Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO-VÍRUS
Vírus vem do latim que significa veneno. São entidades infecciosas não celulares cujos genomas são constituídos de DNA ou RNA. O vírus se replica somente no interior de células vivas, usando sistemas de produção de energia e biossintese do hospedeiro para outras células.
Vírus não possuem uma organização tão complexa quanto às células, tendo uma estrutura bastante simples.Elas constituem basicamente de um ácido nucléico, DNA ou RNA, envolvido por uma capa protéica, denominada capsídeo e em alguns casos de uma membrana lipoprotéica, denominada envelope ou envoltório.
Isso faz com que os vírus sejam incapazes de crescimento independente em meio artificial, podendo replicar somente em células animais, vegetais ou microrganismos, por isso são parasitas intracelularesobrigatórios.
Os vírus são formados por um agregado de moléculas mantidas unidas por forças secundárias denominadas partícula viral. Uma partícula viral é denominada vírion que é constituído por diversas estruturas.
Os vírus podem ser classificados de acordo com a simetria do cápside, em virions icosaédricos,vírions helicoidais e virions de estrutura complexa.
Abaixo alguns exemplos:

Nosvírus ecosaédricos o ácido nucléico encontra-se empacotado no centro do polígono. Como exemplos têm o adenovirus (DNA) e os picornavirus (RNA) que são icosaédricos, não envelopados, e os herpesvirus (DNA) que são vírus icosaédricos envelopados.
Nos vírus helicoidais os capsômeros dispõem-se em torno do ácido nucléico, de acordo com uma estrutura em forma de hélice. O acido fica no interior destaestrutura em geral intimamente associado aos capsômeros, formando um núcleo capsideo mais compacto. Exemplos de virions helicoidais são os vírus do mosaico do tabaco que não tem envelope e o vírus da influenza e da raiva, helicoidais envelopados.
Os vírus de estrutura complexa, os mais característicos são alguns bacteriófagos, como o T4, que tem um capsideo em forma de cabeça poligonal, comestruturas adicionais, formando uma cauda, com bainha contrátil, placa basal, fibras e outras estruturas.

VÍRUS DE DNA
Vírus que possuem DNA como materiais genéticos podem empregar diretamente a maquinaria celular para a transcrição de seus genes, sua replicação e reparo de seu DNA. Isso permite a alguns vírus ter um genoma grande, como o herpes vírus que evoluíram de forma a produzir alguns genespróprios, ficando mais independentes do metabolismo celular.
As moléculas de DNA podem ser encontradas na forma linear ou circular, dependendo do vírus.
VÍRUS DE RNA
Como o genoma celular normalmente metaboliza DNA os vírus de RNA devem conter ou sintetizar enzimas próprias para serem processados, como por exemplo, RNA transcriptases e replicases. Os RNAs virais também podem ser de fita dupla ousimples e lineares ou circulares.
Os vírus que tem genoma dsRNA, como os rotavirus, em geral, possuem em sua estrutura uma enzima com função de transcriptase, que produz o mRNA necessário à síntese de proteínas e uma replicase, capaz de replicar o genoma de RNA.
Genomas cujo RNA de fita simples tem a mesma polaridade do RNA mensageiro e são traduzidos diretamente nos ribossomos são por definiçãodenominada RNA+ ou RNA de polaridade positiva, como é o caso dos polivirus.
Os retrovírus como o HIV, também são vírus contendo RNA+, mas ao entrarem nas células, são processados para DNA pela enzima transcriptase reversa. Vírus com genoma de polaridade contraria ao mRNA,denominado RNA-, ou RNA de polaridade negativa, como ,por exemploos vírus da raiva devem primeiro transcrever uma fitacomplementar de mRNA, antes de sua tradução pela maquinaria celular.
Alguns vírus de RNA apresentam o genoma segmentado separado com varias moléculas. Por exemplo, o genoma do vírus influenza é composto de oito segmentos separados de ssRNA-.O genoma dos rotavirus é composto de 11 segmentos de ds RNA.

REPLICAÇÃO VIRAL
O processo de replicação viral no ciclo lítico ou infecção produtiva pode ser...
tracking img