Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenômenos Ondulatórios
- Como observamos a energia transferia do ponto A e vai ao ponto B aonde retorna ao ponto INICIAL .
Ondulatória: Ondas
Uma onda é uma perturbação que se propaga. Algo quese movimenta pelo espaço e transmite energia, sem a propagação de matéria. Esta definição de onda ficará mais clara ao longo do texto, onde vamos iniciar o estudo da ondulatória. AOndulatória é aparte da física que estuda as ondas, suas características e os fenômenos ondulatórios.
  
No estudo da ondulatória é importante entender as classificações das ondas. As ondas podem ser classificadasde acordo com sua natureza. Ondas na água, no ar ou em uma corda, são exemplos de ondas mecânicas, que necessitam de um meio para se propagarem. As ondas que não precisam de um meio para se propagaremsão chamadas ondas eletromagnéticas, um exemplo é a luz.

As formas de propagação das ondas também podem ser utilizadas para classificá-las. As oscilações de um mola, por exemplo, caracterizam umaonda unidimensional, pois é possível determinar a posição da perturbação (ou frente de onda) com apenas uma direção, ou seja, uma reta. Já as ondas na água se propagam em um plano, logo, sãochamadas ondas bidimensionais. E as ondas tridimensionais são ondas que se propagam em três direções do espaço, como o som.
  
Em um movimento ondulatório não existe apenas o transporte de energia e estefenômeno caracteriza uma onda.

Abaixo temos um desenho de uma onda com pulsos que são produzidos a intervalos de tempo iguais, chamada, por este motivo, de onda periódica:

Os pontos B e F sãochamados de crista ou picos. Os pontos D e H são chamados depressões ou vales. A distância entre duas cristas ou entre dois vales é chamada de comprimento de onda e representada pela letra grega λ(lambda).

Podemos agora definir o conceito de velocidade de propagação da onda. Mas antes, é importante saber que só podemos aplicar, para o estudo da velocidade de propagação da onda, o conceito...
tracking img