Anatomia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA – GPA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 10/1
Docente: Andrea Dalmolin

RELATóRIO DE AULA prática

Discente:WISLEYSANTIAGO PEREIRA

Várzea Grande, Mato Grosso
2012
Introdução
Conforme Costa, (2006) A anatomia vegetal consiste no estudo de tecidos e células que constituem os órgãos vegetais. Para a observação dostecidos e células é necessária à preparação do material, normalmente, em cortes histológicos. Os cortes podem ser paradérmicos, longitudinais ou transversais.
A aula prática tem como objetivo conhecermelhor e estudar a anatomia dos vegetais, os tecidos podem ser definidos como grupos de células estrutural e/ou funcionalmente distintas. Os tecidos formados por apenas um tipo celular sãodenominados tecidos simples, já os tecidos compostos por dois ou mais tipos de células são denominados tecidos complexos. Por exemplo: parênquima, colênquima e esclerênquima são tecidos simples, enquantoxilema, floema e epiderme são tecidos complexos.
Os principais tecidos das plantas vasculares encontram-se organizados em unidades maiores, situados em todas as partes da planta. São em número de três edenominados sistemas de tecidos: 1) O sistema de tecido fundamental, que consiste dos denominados tecidos de sustentação: parênquima, colênquima e esclerênquima, sendo o primeiro o mais comum. 2) Osistema de tecido vascular, consistindo dos dois tecidos condutores, o xilema e o floema. 3) O sistema de tecido de revestimento, que é representado pela epiderme e, mais tarde, pela periderme (através decrescimento secundário).
Lâminas permanentes a serem analisadas
1- Código da lâmina: D2-04 – Material a ser observado: Raiz com endoderme, periciclo, xilema e floema.
2- Código da lâmina:D1-12 – Material a ser observado: traqueídes, vasos reticulados, anulares e espirais isolados
3- Código da lâmina: D3-10 –Código da lâmina: D3-08 – Material a ser observado: seção transversal...
tracking img