Virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO TÉCNICO EDUCACIONAL SOUZA MARQUES

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Técnicas Laboratoriais de Diagnósticos de viroses

Raquel de Morais Custodio

Rio de Janeiro, 18 de Novembro de 2010.

RAQUEL DE MORAIS CUSTODIO

Aluna do curso de Ciências Biológicas

Técnicas Laboratoriais de Diagnósticos de virosesTrabalho em forma de pesquisa de
virologia sobre técnicas laboratorial
de Diagnóstico das Viroses como parte
de ensino de Ciências Biológicas
da Fundação Técnico EducacionalSouza Marques de Cascadura,
lecionado pelo professor Marcos
Madureira Laurindo.

Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2010.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O diagnóstico de doenças foi uma das áreas damedicina que mais avançou. Várias doenças infecciosas podem ser condicionada pela facilidade com que, atualmente, se manipulam os ácidos nucleicos (DNA e RNA). Além de novos métodos de detecção de microrganismo, que possibilitam definir com exatidão o agente causador de uma infecção.
O diagnóstico de uma doença infecciosa é realizado pela detecção direta do agente infeccioso ou, de uma formaindireta, pela análise da presença de antígenos ou anticorpos no paciente, através de métodos imunológicos.

ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS VÍRUS:

Através de sistemas vivos (culturas de células) no quais os vírus são propagados.
Detecção direta do vírus, antígeno e genomas virais. A colheita do material deve ser feita na fase aguda da doença. O material a ser transportado imediatamente para olaboratório, mantendo em sua temperatura baixa (gelo). No entanto, sem congelar. As partículas virais apresentam instabilidade a fatores ambientes.
Quando o material for remetido para locais distantes, deve ser acondicionado em gelo seco, que mantém a temperatura estável.

SOROLOGIA

São utilizados métodos para detecção de anticorpos específicos. Na fase de incubação vai variar o tempodependendo do tipo de vírus e do organismo infectado., é um período que correspondem ao tempo que o vírus leva para chegar ao órgão e causar uma lesão. Esse período é o que antecede o período da fase aguda.
A presença de vírus pode ser detectada do período de incubação, então na verdade a partir do início da fase aguda tem o máximo de vírus no organismo, a partir deste momento a quantidade de víruscomeça a diminui pela ação do sistema imunológico.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

A importância do diagnóstico através de testes laboratorial. Devido existir doenças clinicamente semelhantes, estas doenças só podem ser diagnosticada por exames laboratoriais, pois suas complicações clínicas são muito semelhantes.

MÉTODOS LABORATORIAIS: O que diagnosticar para detectar uma doença?

O vírussão diversos e cada doença tem uma forma de ser eliminado e isso vai depender da infecção que o paciente apresenta.
Os métodos mais empregados na rotina, que consiste na detecção da partícula viral e a pesquisa de um antígeno virais são os métodos imunológicos
Os métodos mais empregados na rotina, que consiste na detecção direta pela observação da partícula viral e a pesquisa de antígenosvirais que são os métodos imunológicos. Elisa aglutinação, imunofluorescência e a pesquisa do genoma viral, por métodos moleculares como o PCR.

MÉTODOS IMUNOLÓGICOS

Métodos que detectam antígenos virais, todos esses também detectam anticorpos. Os primeiros a utilizavam reagentes não marcados, como a imunodifusão.
Este método utiliza uma lamina de agarose, faz-se dois orifícios e um...
tracking img