Hpv- condiloma acuminado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A doença

HPV é a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus da família Papilomaviridae, infectam os queratinócitos causando lesões na pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas,mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos. Eles são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer.
Os vírus de alto risco, com maior probabilidade de provocarlesões persistentes e estar associados a lesões pré-cancerosas são os tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros. Já os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade, apesar de serem encontrados em pequena proporção em tumores malignos.

Transmissão

A principal forma detransmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. A transmissão é por contato direto com a pele infectada.
Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverãoalterações que podem evoluir para cancro, lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo é bastante raro. A infecção também pode ocorrerno homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo vírus.

Sinais e Sintomas

O tipo e gravidade dos sintomas dependem do tipo de HPV e do local de infecção. A principal distinção feita entre as variantes do vírus distribui-os por duas categorias: os que infectam as superfícies cutâneas em geral, eos que infectam a região genital. Seja qual for à região afetada, na maior parte dos casos a infecção é assintomática e resolve-se espontaneamente sem deixar sequelas. Alguns tipos de vírus, contudo, e em especial os que afetam a área genital, podem causar alterações que vão desde lesões benignas a câncer.

Verrugas
A manifestação mais característica e frequente da infecção por HPV é aformação de verrugas, que são lesões hiperproliferativas benignas também designadas por papilomas, de onde deriva o nome do vírus. Contudo, diferentes subtipos de HPV são responsáveis por infecção preferencial em diferentes zonas, sendo capazes de causar diversas patologias.
• Verrugas: São causadas por subtipos cutâneos como o HPV-1 e HPV-2, e podem ocorrer em locais como as mãos, os pés e a face, entreoutros. A forma de transmissão do vírus inclui o contacto casual com zonas infectadas, podendo ocorrer auto-inoculação para novas áreas. Este tipo de manifestação está geralmente associado a indivíduos mais jovens, e não aparenta estar relacionada com um aumento do risco de cancro
• Condiloma acuminado: Mais de 30 variantes de HPV infectam a região genital, embora os tipos 6 e 11 sejam osprincipais responsáveis por cerca de 90% dos casos, podendo causar verrugas na vulva, pênis e ânus. Estes condilomas verificam-se, sobretudo em populações adultas e sexualmente ativas, sendo mais frequente nas mulheres (dois terços dos casos).
• Papilomatose respiratória: Esta manifestação rara decorre com a formação de verrugas ao longo das vias respiratórias, podendo causar obstrução à passagem...
tracking img