Virtual private networks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Virtual Private Networks

Professor: Michel Masiero
Matéria: Redes sem fio.
Aluno: Andrei Cleiton Silva de Oliveira
Matricula: 201101416653
Turma: 2º Redes

“Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual “ é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como FrameRelay ou X. 25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infraestrutura da Internet.
O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos à interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicastendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.
A principal motivação no uso das VPNs é a financeira, como alternativa para redução dos custos de comunicação de dados, oferecendo transporte de pacotes IPs de modo seguro através de Internet, com o objetivo de conectar váriossites.

Com o explosivo crescimento da Internet, o constante aumento de sua área de abrangência, e a expectativa de uma rápida melhoria na qualidade dos meios de comunicação associado a um grande aumento nas velocidades de acesso e backbone, esta passou a ser vista como um meio conveniente para as comunicações corporativas. No entanto, a passagem de dados sensíveis pela Internet somente se tornapossível com o uso de alguma tecnologia que torne esse meio altamente inseguro em um meio confiável. Com essa abordagem, o uso de VPN sobre a Internet parece ser uma alternativa viável e adequada. No entanto, veremos que não é apenas em acessos públicos que a tecnologia de VPN pode e deve ser empregada.

Aplicativos desenvolvidos para operar com o suporte de uma rede privada não utilizamrecursos para garantir a privacidade em uma rede pública. A migração de tais aplicações é sempre possível, no entanto, certamente incorreria em atividades dispendiosas e exigiriam muito tempo de desenvolvimento e testes. A implantação de VPN pressupõe que não haja necessidade de modificações nos sistemas utilizados pelas corporações, sendo que todas as necessidades de privacidade que passam a serexigidas sejam supridas pelos recursos adicionais que sejam disponibilizados nos sistemas de comunicação.

Tipos de VPN

Existem vários tipos de implementação de VPN's. Cada uma tem suas especificações próprias, assim como características que devem ter uma atenção especial na hora de implementar.

Entre os tipos de VPN, destacam-se três principais:
Intranet VPN
Extranet VPN
Acesso Remoto VPNIntranet VPN
Em uma Intranet VPN, que pode, por exemplo, facilitar a comunicação entre departamentos de uma empresa, um dos quesitos básicos a considerar é a necessidade de uma criptografia rápida, para não sobrecarregar a rede (que tem de ser rápida).
Outro requisito essencial é a confiabilidade que garanta a prioridade de aplicações críticas, como por exemplo, sistemas financeiros, banco dedados. E por último, é importante a facilidade de gerenciamento, já que numa rede interna, têm-se constantes mudanças de usuários, seus direitos, etc.
Acesso Remoto VPN
Uma VPN de acesso remoto conecta uma empresa a seus empregados que estejam distante fisicamente da rede. Neste caso torna-se necessário um software cliente de acesso remoto. Quanto aos requisitos básicos, o mais importante é agarantia de QoS(Quality of Service), isto porque, geralmente quando se acessa remotamente de um laptop, você está limitado à velocidade do modem. Outro item não menos importante é uma autenticação rápida e eficiente, que garanta a identidade do usuário remoto. E por último, um fator importante, é a necessidade de um gerenciamento centralizado desta rede, já que ao mesmo tempo, podem-se ter muitos...
tracking img